sexta-feira, 22 de junho de 2007

DÚVIDAS E CERTEZAS


Os dirigentes do FC Porto continuam a trabalhar tendo em vista a constituição do plantel para a época que aí vem. Lendo o texto anterior, percebe-se qual a minha opinião acerca de entradas, saídas e permanências no conjunto portista. Analisando alguns dos desenvolvimentos dos últimos dias, concluo que várias decisões que hão-de ser tomadas vão em sentido contrário ao que defendi. Vieirinha (talvez por empréstimo) e Ibson, por exemplo, parecem ter guia de marcha. Jorginho parece ter lugar garantido para continuar. Hélder Barbosa deve continuar a rodar mais uma época.

Nos últimos dias, novos reforços foram anunciados. Olhando as necessidades que apontei e as contratações realizadas, vejo até bastante sintonia. Lino, Kazmierczak e Edgar já estavam garantidos e vêm preencher lugares carenciados, senão de quantidade, pelo menos de qualidade. Para médio-ofensivo, as escolhas recaíram em dois sul-americanos, ambos internacionais sub-20: o brasileiro Leandro Lima e o uruguaio Luís Aguiar (por empréstimo). Não os conheço, nunca os vi jogar, mas pelas referências parecem ser bons valores e que podem constituir boas surpresas no campeonato português. Leandro, companheiro de Edgar na canarinha, vem apontado como um dos jovens mais talentosos e promissores do Brasil. Aguiar é dono de uma excelente compleição atlética, reclamada para a equipa por Jesualdo Ferreira, além de ter, alegadamente, um forte pontapé de longa distância.

Os também jovens Fernando e Rabiola foram igualmente recrutados, mas o seu destino será a cedência temporária a outro clube, no sentido de adquirirem o traquejo indispensável para um dia poderem vestir a camisola azul e branca. Por outro lado, é uma certeza que os ex-juniores Castro e Rui Pedro vão efectuar a pré-temporada com o restante plantel, não se sabendo nesta altura qual será o seu futuro.

Dos que defendo deverem sair, nos casos de Mareque, Alan e Bruno Moraes talvez possa ter uma alegria, mas no que respeita a Ricardo Costa e Rentería ainda subsistem muitas interrogações. O futuro dirá.

Com as transferências recentes e analisando o que se vai dizendo por aí, é visível que o plantel portista 2007-08 (para o qual defendo 25 jogadores) começa a ganhar forma, mas vislumbro ainda lacunas. Ora vejamos:

1-Helton, 2-Nuno, 3-Ventura, 4-Bosingwa, 5-Fucile, 6-Cech, 7-Lino, 8-Pepe, 9-Bruno Alves, 10-Pedro Emanuel, 11-João Paulo (excluo Ricardo Costa), 12-Paulo Assunção, 13-Raúl Meireles, 14-Kazmierczak, 15-Lucho González, 16-Jorginho (Bolatti vem?), 17-Leandro Lima, 18-Luís Aguiar, 19-Quaresma, 20-Lisandro, 21-extremo, 22-extremo, 23-Adriano, 24-Postiga (excluo Rentería), 25-Edgar

Como se constacta, quanto a mim faltam dois extremos para que o elenco fique equilibrado e distribuído homogeneamente pelas várias posições. A menos que se procedam a algumas adaptações tipo-Lisandro e aí poderiam ser reforçados outros dois lugares diferentes. Note-se que, na presença destes elementos, o sistema 4-4-2 poderia sempre constituir-se como alternativa ao frequente 4-3-3, face à abundância de médios flexíveis. As combinações possíveis de jogadores para ambos os esquemas são inúmeras e de qualidade idêntica, como convém numa equipa que jogará em várias frentes e pretende ser ganhadora. Exemplos (meio-campo e ataque):

em 4-3-3:
-Assunção, Lucho e Leandro; Quaresma, Adriano e Lisandro.
-Kazmierczak, Meireles e Aguiar; Quaresma, Edgar e Lisandro.

em 4-4-2 losango:
-Assunção, Lucho, Kazmierczak e Leandro; Quaresma e Lisandro.
-Kazmierczak, Lucho, Meireles e Aguiar; Quaresma e Postiga.

Enfim, apenas quatro exemplos de uma infinidade de possibilidades, num equilíbrio e diversidade de opções que, sinceramente, não vejo no meu clube desde 2003-04. Agora é uma questão de os reforços fazerem justiça a essa denominação, o que pode ou não acontecer, dependendo das contingências do próprio futebol. E para todos os efeitos faltam os tais dois extremos (um pelo menos), não esquecer!

11 comentários:

quintarantino disse...

Bruno, da sua lista eu riscava também Nuno, Jorginho e Hélder Postiga.
Nuno porque sou adepto de que quem já cá esteve, não deve voltar (a não ser que seja excepcional a jogar. Ora, o Nuno foi sempre mediano e está entradote).
O Postiga pela razão acima e porque me parece, aqui e ali, pretensioso na forma de estar e calaceiro dentro de campo. Posso estar errado, mas parece que promete muito e cumpre pouco.
O Renteria é capaz de vir a ser a mesma coisa. Aliás, no Brasil (onde jogava) já lhe chamavam o "Desesperança".
O Jorginho porque é lento.
Vou colocar o seu blogue em link no meu (não é de futebol). O meu não é, para já, muito lido mas é uma ajuda e eu tenho esperança de o tornar mais lido

Paulo Pereira disse...

Bruno, nunca é demais dizê-lo, mas os teus textos são qualitativamente do melhor que tenho visto pela blogosfera. Nem sempre estamos em sintonia, pois ao meu fundamentalismo responde o teu racionalismo, mas é sempre um enorme prazer ler-te. As contratações, à excepção do Lino, deixam-me satisfeito. Kaz é um excelente reforço para o meio-campo e gostei na aposta na juventude de Rabiola e Edgar. Se o vimaranense será uma aposta de futuro, julgo que o brasileiro, apesar da juventude, terá todas as condições para se impor no Porto. É o avançado que o Porto precisava? Respondo que não, para já. O mortífero jogo de cabeça do brasileiro, bem aproveitado, poderá fazer mossa, cá e na Europa, mas não é, ainda, o matador que o Porto precisa. A contratação de Leandro Lima deixou-me radiante. Fanático pelo Football Manager, o brasileiro já à muito que faz parte das minhas escolhas, nas equipas que vou treinando. Logicamente que o FM é só um jogo, mas próximo da realidade. A base de dados descomunal do jogo raramente falha a apontar os talentos e o míudo da canarinha está muito bem cotado. Agora, é dar-lhe condições para se ambientar a um campeonato diferente e poderemos ter ali outro diamante em bruto. Faz-me um bocado de confusão a profusão de contratações de médios, em detrimento de uma lacuna que, mais uma vez, não está a ser colmatada: a de extremos. Quaresma necessita, e a equipa também, de outro valor, de preferencia uma alma gémea, para a outra ala. Vieirinha e Helder Barbosa poderiam ser boas e baratas alternativas mas, pelos vistos, serão novamente emprestados, o que é de lastimar. Julgo que o Porto comete um tremendo erro na provável dispensa de Ibson, se bem que o brasileiro tem tido uma passagem algo intermitente no clube. Jorginho, se se confirmar a vinda de Leandro e do uruguaio, deve levar guia de marcha. Vamos lá a ver o que isto dá, sabendo de antemão que o Porto será sempre o principal favorito à conquista do campeonato.

Um abraço,

PB disse...

Em relação às contratações do Porto, sobre os sul-americanos não posso comentar, pois desconheço. Quanto a Edgar e Kaz parecem-me, sem dúvida, boas aquisições. Aliás, Bruno, se te recordas, no teu texto sobre o onze ideal da Liga, sugeri o Edgar no meu comentário como uma das boas revelações. Tem futuro. Com oportunidades temos ali jogador, pois além de possuir um fortíssimo jogo aéreo, tem também um forte pontapé. Não posso deixar de salientar a contratação de Rabiola, que nunca vi jogar, mas sendo rezam as crónicas tem muito futuro. E apenas tem 17 anos e já foi titular no Vitória de Guimarães. Como adepto de futebol que és, e portista, talvez para a semana tenhas uma entrevista no meu blog que, por certo, gostarás de ler. Não está garantido, mas quase... ;) Um abraço e bom fds
Saudações desportivas

Bruno Pinto disse...

Sim, sim, Pedro lembro-me bem da menção que fizeste ao Edgar. Deposito grandes esperanças neste jovem brasileiro, se tiver a sorte do lado dele e souber agarrar as oportunidades, talvez possa vir a ser uma boa revelação da liga.
Fico então à espera da tal entrevista, ficarei atento ao teu blog, como aliás sempre acontece.
Abraço.

Anónimo disse...

Ola

Só para anunciar que começa hoje (26/06/2007) a Copa America em Futebol, para verificar onde poderá ver todos os jogos em directo basta entrar em:

WWW.Futebolnatv.Blogspot.com

Ao Vosso serviço desde 20 Agosto de 2006!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Leandro Lima é reserva no São Caetano (clube da 2ª divisão)

Anónimo disse...

Olá, Bruno.

Li seu blog quase inteiro e gostei muito do que vi. Parabéns. Sou brasileiro e vejo que você acompanha um pouco o futebol brasileiro. Se quiser informações, discutir sobre o jogo, novas revelações... enfim! Discutir sobre futebol europeu e brasileiro, pode me adicionar no MSN.

Abraço!

quintarantino disse...

Afinal, o Leandro Lima é craque ou não?
Reserva no S. Caetano... hum...

blogmaster disse...

Há ainda um assunto sensível no que à silly season diz respeito. E Ricardo Costa? Qual o futuro para este jogador? Dizem que poderá ingressar no Wolfsburgo segundo me informei. Mas será a melhor solução para um jogador que incorporou durante alguns momentos o verdadeiro espírito de um dragão, ainda que muitas vezes não correspondesse devidamente no campo?
Parabéns pelo blog.
http://velhabancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pelo que ouvi dizer, Leandro Lima é bom!! Espero que venha para o FC Porto!!!

P.S- Grande post Bruno.

Um Abraço,
Tripeiro
http://magicoporto.blogs.sapo.pt

Fred disse...

Gostei muito do blog!!
visitem tambem perigonaarea.blogspot.com