quinta-feira, 15 de novembro de 2007

SEIS PONTOS, MAIS NADA!


Contagem decrescente para os dois decisivos jogos da Selecção Nacional. Em causa a presença no Campeonato da Europa do próximo ano, a realizar na Áustria e na Suiça. Após as dispensas, por lesão, de Ricardo Carvalho e Miguel, e a posterior chamada do sportinguista Abel, os jogadores à disposição de Scolari para defrontar Arménia e Finlândia são os seguintes: Ricardo e Quim (guarda-redes); Bosingwa, Abel, Caneira, Jorge Ribeiro, Bruno Alves, Fernando Meira e Pepe (defesas); Miguel Veloso, Raúl Meireles, Manuel Fernandes e Maniche (médios); Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão, Nani, Nuno Gomes, Hugo Almeida e Makukula (avançados). Como facilmente se conclui, da convocatória inicial haviam ficado de fora João Moutinho, Postiga e Tiago (por opção) e Jorge Andrade, Paulo Ferreira, Petit, Deco e Duda (por lesão).


Na baliza, nada de novo. No sector recuado, ausências de elementos importantes e, em condições normais, escolhas certas, abriram a porta a Abel e Jorge Ribeiro. Pepe também mereceu a confiança de Felipão, mais por vontade deste em incluí-lo no grupo, que pelas actuações do central madridista, regressado recentemente de prolongada lesão. Partindo do princípio que apenas quatro centrais marcarão presença no certame europeu (assumo que Portugal não nos vai deixar ficar mal...), de entre Carvalho, Andrade, Alves, Meira e Pepe, algum vai ter de sair. Aceitam-se apostas...


No meio-campo, os recursos para esta dupla-operação são escassos, face às lesões de Petit, Deco e Duda. A ausência de Tiago, pelo seu fraco rendimento na Juventus ainda se compreende, mas a não chamada de João Moutinho é bastante estranha, tanto mais que o talento leonino seria aquele que melhor disfarçaria a inexistência de um '10' puro. Assim, não sei qual a ideia de Scolari para essa posição, se jogará com Manuel Fernandes, por exemplo, ou se colocará um dos extremos no miolo.


Na frente de ataque, tudo acertado, existindo apenas discussão em torno da chamada de Nuno Gomes em vez de Postiga. A mim não me choca, qualquer deles poderia ser convocado, e até acho que o avançado encarnado tem justificado mais. Já li algures o argumento crítico de que Postiga foi chamado quando não mereceu, e agora que tem jogado mais minutos no FC Porto e até já acertou com a baliza, é que é excluído. O problema é que naquela altura não havia a concorrência de Makukula. Se o luso-congolês factura na Selecção e no Marítimo, Hugo Almeida é o melhor marcador do Werder Bremen e Nuno Gomes tem vindo a subir de forma, acho a exclusão de Postiga perfeitamente natural.


Neste cenário o meu onze para enfrentar a Arménia no sábado seria este:
- Quim: está bem melhor que Ricardo e já merece a titularidade há algum tempo.
- Bosingwa: apesar das últimas prestações no FC Porto, é a escolha natural face à ausência de Miguel.
- Bruno Alves: sem Carvalho e Andrade, tem a porta aberta para jogar de início.
- Fernando Meira: tal como Bruno Alves, beneficia das lesões alheias e da falta de ritmo do estreante Pepe.
- Caneira: com a indisponibilidade de Paulo Ferreira, nem merece discussão.
- Miguel Veloso: é o melhor pivot defensivo português, convém é não jogar como em Braga.
- Maniche: se estiver bem fisicamente, este joga sempre, mesmo que Tiago e Moutinho estejam à disposição.
- Simão: sem Deco, lançaria o extremo 'colchonero' numa posição que ele já conhece.
- Cristiano Ronaldo: obviamente.
- Hugo Almeida: com os golos que tem apontado na Bundesliga, ganha o duelo com Makukula aos pontos.
- Quaresma: para mim é sempre titular, com o desvio de Simão para a zona central, mais ainda.


Esta era a equipa que eu escalaria, mas cheira-me que Scolari terá uma opinião ligeiramente diferente. Talvez: Ricardo; Bosingwa, Alves, Meira, Caneira; Veloso, Maniche, Simão; Ronaldo, Makukula, Quaresma. Em todo o caso, venham mas é os seis pontos, que é o que é preciso. Se falharmos desta vez, ficámos bem em casa!


E vocês, que onze escolheriam para o jogo de Leiria?
E que central ficará de fora do Euro, caso nos qualifiquemos?

10 comentários:

Gerson Sicca disse...

O pior já passou. Portugal vai para a fase quente.

Anónimo disse...

No lugar de Scolari jogava com:
- Quim
- Bosingwa
- Caneira
- Bruno Alves
- Fernando Meira
- Miguel Veloso
- Manuel Fernandes
- Cristiano Ronaldo
- Simão
- Nuno Gomes
- Hugo Almeida

Em relação à questão do central, por mim deixava de fora o Pepe, que nunca deveria sequer ter sido convocado. Senão que se naturalizem onze estrangeiros para jogar pelo nosso país... Mas se todos estiverem em forma, Meira será o sacrificado.

Tiago Loureiro disse...

Vem descobrir o fabuloso destino de alguns jogadores…

Filipe Soares disse...

O meu onze para amanhã, não o que acho que vai entrar, mas o que eu colocava em campo: Quim, Bosingwa, Bruno Alves, Fernando Meira, Caneira, Raúl Meireles, Maniche, Nani, Quaresma, Ronaldo e Hugo Almeida.

Ouvi hoje que parece que o Scolari vai jogar com o Simão no lugar de Deco e Hugo Almeida na frente. Como Ricardo e Miguel Veloso são quase de certeza titulares, a equipa vai ser um pouco diferente daquela que eu preconizo. O que é importante são duas vitórias e o carimbo para o Euro, senão será um escândalo nacional... E o Scolari era melhor fugir para a terrinha dele...

Se não acontecer nenhuma lesão em nenhum dos centrais, Fernando Meira deverá ser mesmo o eleito para ficar em casa a ver pela TV. Também é o pior dos cinco...

Anónimo disse...

Temos que os comer!
Cá vai o meu onze:

quim
bosingwa
meira
bruno alves
caneira
miguel veloso
maniche
joao moutinho
simão
ronaldo
hugo almeida

Bruno Pinto disse...

Ruben, na questão do Pepe discordo em absoluto contigo. Há duas questões que importa que as pessoas percebam de uma vez por todas. Uma coisa é o nosso gosto, como gostaríamos de ver a selecção portuguesa. E aí, sou como a maioria: gostava que fosse constituída apenas por jogadores nascidos em território português. Outra coisa totalmente distinta é o direito de cada um enquanto cidadão. O Pepe adquiriu a nacionalidade portuguesa, tem os mesmos direitos que cada um de nós, logo tem toda a legitimidade para representar a selecção. É ridiculo querer-se impôr critérios disto e daquilo para limitar as possibilidades de convocação. Isso não existe. Cidadãos portugueses devem estar todos em pé de igualdade e o Pepe é um cidadão português, ainda que recente. Goste-se ou não. Sobre o central que deverá ficar de fora do Euro, caso Portugal se apure, e se estiverem todos em plenas condições físicas, concordo contigo e com o Filipe, Fernando Meira deverá mesmo ser o excluído. A ver vamos.

Filipe, segundo as notícias, parece que a equipa inicial está mesmo encontrada. Meira e Bruno Alves a centrais, Simão a '10' e Hugo Almeida a ponta-de-lança. De resto, tudo normal, com Ricardo na baliza, sendo esta talvez a única diferença em relação ao que defendo. Mas, sim, como disseste, o relevante é vencer os dois jogos, independentemente de quem jogar.

Diogo, o João Moutinho está nos sub-21, não poderá ser opção de Scolari.

Paulo Pereira disse...

Começo pelo fim, pois o jogo começou agora e não seria justo dizer qual a equipa. Aposto k acertava em todos:)
Partilho da pinião comum: F.Meira será, provavelmente, aquele a quem vai sair a fava. A época não tem sido famosa, com o Estugarda longe do brilhantismo do ano passado, e a aposta de Scolari em Pepe, pessoal, tem muito peso.
Abdico, mais uma vez, de entrar na polémica das naturalizações. Relembro apenas aos nacionalistas de pacotilha k a Itália fez um grande jogo na Escócia, com Camoranesi, argentino de nascimento, em grande. E os exemplos, em selecções de topo, não se ficam por aqui. Já chega de pruridos...

Abraço,

Paulo Jorge Sousa disse...

Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos de Portugal subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!

altobola.blogspot.com

quintarantino disse...

Caro amigo Bruno Pinto, espere que perdoe esta ausência inexplicável.
Já lá estamos. Isso é que interessa.
Quer dizer, se pudermos jogar um pouco melhor tmabém não me importaria.

Anónimo disse...

Now for the Euro 2008 this June, all these players are fit again like Deco, Carvalho. I wonder if Scolari can finally dare to put Quim in goal and Quaresma instead of Simao. What do you think?