segunda-feira, 28 de julho de 2008

QUESTIONÁRIOS (2)


O futebol já nos concedeu o privilégio de contemplar deliciosos momentos, protagonizados por autênticos génios, que ficarão eternamente marcados na História. Enumerar os melhores de sempre não será nunca uma discussão unânime, mas é algo interessante e que me provoca imensa curiosidade. Porque não ando com particular vontade de postar, aqui fica mais um questionário. Quem quiser pode escolher mais que uma resposta para cada pergunta.

1 - QUEM É O MELHOR FUTEBOLISTA MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS? PORQUÊ?

2 - QUEM É O MELHOR FUTEBOLISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS? PORQUÊ?

3 - QUAL O SEU MELHOR ONZE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL?

17 comentários:

Daniel Leite disse...

Muito positiva esta enquete. É, muitas vezes, complicado decidir por este ou aquele jogador, pois várias circunstâncias são determinantes.

De todo modo, vamos lá:

MELHOR FUTEBOLISTA MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS: Pelé. Tricampeão do Mundo com a Seleção Brasileira, bicampeão continental e intercontinental com o Santos Futebol Clube. O mais jovem a marcar em Copas do Mundo. Mas nada disso é primordial se analisarmos o que Edson Arantes do Nascimento é capaz de fazer com uma bola de futebol. É o único que sabia fazer tudo, realizar todos os fundamentos do futebol com extrema competência. Sem patriotada.

MELHOR FUTEBOLISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS: Eusébio. O homem de origem moçambicana foi fantástico. A média de gols dele é algo imponderável. Fez de Portugal a melhor equipe da Copa de 66, e a FIFA o premiou como o terceiro melhor jogador do século, tendo ficado atrás de Pelé e Maradona.

MELHOR ONZE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL:

Lev Yashin - URSS

Carlos Alberto Torres - Brasil
Franz Beckenbauer - Alemanha
Bobby Moore - Inglaterra
Paolo Maldini - Itália

Paulo Roberto Falcão - Brasil
Johan Cruyff - Holanda
Diego Maradona - Argentina
Zinedine Zidane - França

Pelé - Brasil
Eusébio - Portugal

Não acredito que não escalei Garrincha. Fiquei escravo do esquema de jogo, e deixei o segundo melhor brasileiro de todos os tempos de fora. Grande experiência, Bruno, até mais!

Anónimo disse...

Melhor do Mundo - Maradona. Neste caso vou-me cingir aos que vi jogar e Maradona era genial, ressalvando que é smepre muito subjectivo avaliar jogadores de epocas distintas, a tal evolução do futebol a marcar posição. pegando um pouco no comentario anterior, se é verdade que Pelé brilhou pela selecção (onde era acompanhado por grandes jogadores), Maradona brilhou ao nivel de clubes, sendo em meu entender o jogador que esteve mais próximo de contrariar a velha máxima de que "um jogador não ganha jogos sozinho", quando fez do Napoles, clube pequeno com jogadores medianos campéao italiano.

Melhor Portugues - Neste caso especifico não vou considerar so os que vi jogar, penso que Eusebio exibe uma aura de unanimidade que nunca podera ser posta em causa. Os numeros falam por si só e efectivamente Eusebio desiquilibrou a historia dos Campeonatos Nacionais a favor do SLB (em 1961 o scp era o clube com mais campeonatos ganhos).

Melhor Onze - Novamente vou optar pelos que vi jogar e pelos que ouvi dizer que jogavam.

Yashin (outro que será unanime)

Carlos Alberto
Beckenbauer
Baresi
Djalma Santos

Garrincha
Maradona
Cruijff
Bobby Charlton (aqui não ha tactica, tudo de ataque)

Pele
Eusebio

Treinador: Rinus Mitchell

Um aparte - grato pelo comentario no meu miseravel blog. Se quiser publicar os textos na Revista Futebolista é so dizer ahahahahahahah

Um Abraço

PB disse...

Caro Bruno, vou responder as tuas perguntas, mas partindo apenas do final dos anos 80. Até essa altura é dificil para mim falar, porque o que conheço é atraves de resumos e leituras e nao visionamentos de muitos jogos na totalidade para ter uma ideia precisa.

1 - O jogador que mais gostei de ver jogar foi sem dúvida Zidane. Porquê? Não vi pezinhos iguais a tratar uma bola e com tanta produtividade no jogo, ´não se resumindo a números de circo. Serei também um eterno fã de Marco Van Basten, Ryan Giggs e também adorei o Cantona dos tempos no Manchester United.

2 - O Pedro Barata, só que ainda não foi descoberto! Eheheh Mais a sério, não consigo responder com exactidão, falando apenas num único nome. Dos que vi jogar, destaco Figo, Cristiano Ronaldo, Rui Costa e Ricardo Carvalho (sim, os defesas também têm direito).

3 - Preud'Homme; Cafú, Ricardo Carvalho, Maldini e Roberto Carlos; Matthaus, Rui Costa e Zidane; Figo, Ryan Giggs e Van Basten.

Um abraço a todos e visitem www.rola-bola.blogspot.com e www.fintaeremata.com

Filipe Soares disse...

Bruno, gosto destas perguntas, é porreiro discutir estas questões de vez em quando.

1 - Pelé. Nao tenho dúvida, será sempre o Rei do futebol, só é mau quando abre a boca para falar. Já estou como o Romário, Pelé calado é um poeta! Mas a jogar futebol foi o melhor. Impressionante palmarés, número incrível de golos marcados, talento precoce, avançado perfeito.

2 - Paulo Futre. O que o vi fazer quando jogou no Porto e mais tarde no Atlético de Madrid, não vi mais nenhum português sequer aproximar-se. O talento deste homem chegou a ser insultuoso para os demais jogadores. Cheguei a considerá-lo o melhor do mundo durante muito tempo. As lesões e o ter ido para um clube demasiado pequeno para si (Atlético de Madrid) não o deixaram fazer a carreira que estava ao seu alcance nem ter o reconhecimento mundial que merecia. Foi um génio! Eusébio é considerado por muitos o melhor, mas as imagens que vi dele, mesmo até alguns jogos completos, não me entusiasmaram assim tanto. Foi bom, sim senhor, mas o Futre não tem comparação.

3 - Difícil escolher um onze porque já houve fantásticos jogadores ao longo do tempo. Mas cá vai, espero não me esquecer de nenhum:

Dino Zoff

Andreas Brehme
Franz Beckenbauer
Franco Baresi
Roberto Carlos

Mané Garrincha
Zinedine Zidane
Michel Platini
Diego Maradona

Pelé
Romário

Técnico: Rinus Michels

Jotas disse...

Por favor não percas a vontade de postar.

Rui Santos disse...

Em primeiro lugar devo fazer notar que irei fazer todas as minhas opções baseadas em jogadores que vi jogar (ao vivo ou através de arquivos).

- Melhor Jogador de Todos os tempos: Diego Maradona. Foi o verdadeiro mágico da bola. Tinha tanto de craque como de mau feitio, mas os iluminados são assim mesmo.

- Melhor Jogador Português de todos os tempos: Luís Figo. Pela personalidade, pela carreira, pelo trajecto vitorioso que conseguiu durante a sua carreira. Podia escolher aqui Eusébio, mas no futebol moderno, Figo conseguiu uma notoriedade ao alcance de poucos.

- Melhor onze de Sempre:

GR: Peter Schmeichel
DD: Lilian Thuram
DE: Roberto Carlos
DC: Franz Beckenbauer
DC: Paolo Maldini
MD: Luís Figo
ME: Crujf
MC: Maradona
MC: Zidane
AV: Pélé
AV: Marco Van Basten

ps: Não pares de escrever. Tens talento.

Paulo Pereira disse...

Já por cá passo, com mais tempo, para opinar...

Agora é só mesmo para te dar os parabéns (linguagem truncada), pois fiquei feliz pela aceitação do convite k te fizeram (off the record, k isto ainda não é oficial:)

Bruno Pinto disse...

Nasci em 1982 e portanto não tive oportunidade de ver, em directo, todos os jogadores que irei mencionar. Pelo que as minhas opiniões basear-se-ão não só naquilo que vi desde que me lembro de ver futebol, mas também em jogos antigos que já visionei, em resumos, documentários, livros, etc. Penso também que a própria evolução do futebol nos leva a concluir que os jogadores de hoje são, de uma forma geral, tecnicamente superiores aos de antigamente, enfrentam um futebol mais exigente, mais rápido, mais fechado, e estão melhor preparados. Ser um jogador de topo hoje em dia, é mais difícil que o que o foi no passado. No entanto, considero haver várias excepções de futebolistas que, jogando actualmente, poderiam perfeitamente ser os génios que foram no seu tempo. Respondendo:

1. MELHOR FUTEBOLISTA MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS: Diego Maradona. Para mim, não há dúvida, Maradona é mesmo o melhor jogador que alguma vez se viu sobre um relvado. Um génio puro, um jogador que ganhava jogos sozinho, que fez do mediano Nápoles campeão italiano, e daquela nada brilhante Argentina de 86 campeã mundial. Técnica inacreditável ("o que Zidane faz com uma bola, Maradona fazia com uma laranja!"), talento arrebatador, inteligência soberba, golos maravilhosos, jogadas inesquecíveis... Com outra mentalidade e menos rebeldia, poderia ter feito uma carreira bem superior, mas o seu legado é inigualável. (O 2º para mim é Johan Cruyff)

MELHOR FUTEBOLISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS: Luís Figo. Eu sei que Eusébio foi um goleador ímpar e é para muitos o melhor. Também penso que o mais genial talvez tenha sido Paulo Futre. Mas o melhor, aquele que construiu (continua a construir) uma carreira portentosa, sempre em clubes de topo e quase sempre em altíssimo nível foi o Figo. Além disso, é escusado falar do seu talento, fantasia, capacidade técnica, dos seus dribles brilhantes, dos seus golos importantes e da sua mentalidade vencedora. Um líder nato, um jogador soberbo. (Se tiver cabeça e não se perder, julgo que Cristiano Ronaldo tem possibilidades de ultrapassar Figo, Eusébio e Futre, e tornar-se o melhor luso de sempre. Resta-nos aguardar e saber se Ronaldo está para aí virado...)

MELHOR ONZE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL: Vou optar pelo sistema 3-4-3 clássico para poder integrar todos aqueles que quero e já se sabe que dificilmente poderia ser assim na realidade e que alguns estão fora da posição. Bota aí umas adaptações que não é grave! :-)

Lev Yashin

Frank Rijkaard
Franz Beckenbauer
Paolo Maldini

Mané Garrincha
Johan Cruyff
Diego Maradona
Zinedine Zidane

Romário
Marco Van Basten
Pelé

Treinador: Rinus Michels

Anónimo disse...

1 - Pelé. Foi e continua a ser o Rei, o melhor jogador de sempre, aquele que mais qualidade demonstrou nos estádios do mundo.

2 - Eusébio. O Pantera Negra, o grande ícone do Benfica, o melhor jogador português de sempre, DE LONGE! Comparar Eusébio a Figo ou Cristiano Ronaldo já é um pouco ridículo, então dizer que um deles é melhor e o outro pode vir a ser melhor que o incomparável Eusébio é mesmo de rir. Se há coisas unânimes e irrefutáveis, o Eusébio devia ser uma delas.

3- Assim sem pensar muito:

Ricardo Zamora

Carlos Alberto Torres
Franz Beckenbauer
Paolo Maldini
Roberto Carlos

Mário Coluna
Johan Cruyff
Diego Maradona

Eusébio
Pelé
Alfredo Di Stéfano

PS: Como é que ninguém se lembrou do Di Stéfano, o melhor jogador da história do melhor clube da história, Real Madrid, melhor goleador de sempre da liga espanhola e vencedor de 5 Taças dos Campeões Europeus?! Quem são Romário ou Van Basten à beira desta lenda do futebol?

Nando Moreira disse...

Muito bom trabalho, vou investigar primeiro. www.gazzetta-futebol.blogspot.com

Unknown disse...

Muito bom em breve virei aqui publicar os meus escolhidos...

Gerson Sicca disse...

Quem tem duvida sobre ser Pelé o melhor ou não deve ver o filme "Pelé eterno". Ali entendi o que meu pai sempre falava. Como ele jamais haverá outro igual.

Unknown disse...

De referir que só escolhi jogadores que vi jogar.

Melhor de sempre: Diego Armando Maradona. Porquê? Bem estaríamos aqui a falar durante semanas dos tantos porquês. O Diego foi diferente de todos os outros, abraçou o futebol com amor. Era um jogador que impulsionava uma equipa, uma selecção, um país, um planeta. Onde ele jogava podia ver-se magia a sair dos seus pés, é complicado alguém conseguir um dia ser como ele, não nego o grande valor de outros como recentemente Zidane, mas o Diego era melhor, bem melhor.
Um momento que nunca esquecerei foi vê-lo chorar no final do mundial de Itália 90 (era eu puto), quando o pequeno mágico fez quase tudo bem num jogo muito empolgante, levou a equipa as costas até ai, mas a 5 minutos do fim Brehme fez de penalty o golo que matou o sonho argentino e que vingou a derrota de 4 anos atrás no mundial de 86 no México, onde a Argentina tinha ganho por 3-2 a mesma Alemanha.
Ali naquele dia vi que um homem pode ter todo o talento nos pés e ser infeliz, ele foi naquele dia, mas os estádios tinham ficado encantados com a sua magia e as bolas utilizadas nos seus jogos tinham ficado mais redondas. Maradona foi simplesmente o melhor.

Melhor de Portugal: Paulo Futre. Apesar de achar que podia ter tido uma carreira melhor por ter perdido muitos anos no Atlético Madrid. O Futre fazia tudo bem, uma raça impressionante com ele não existia bolas perdidas, era rapidíssimo e arrancava com grande “violência” das linhas para o centro da área, ai saia sempre algo maravilhoso, finalizava ou oferecia de bandeja a um colega seu o golo. Também empolgava muito o público nos estádios onde ele emprestava os seus dons.

Melhor 11:(Relembro que só incluo jogadores que vi jogar)

Vítor Baia, Cafú, Roberto Carlos (Branco), Maldini, Aloísio (Sensini), Diego Simeone, Diego Maradona, Futre, Cruyff (Figo), Stoitchkov e Romario( Batistuta)

Felipe Moraes disse...

Bom, sempre acho comparações e rankings injustos. Mas vamos lá.
Vou escolher pelo que vi, não pelo que dizem por aí ou mostram em documentários televisivos.
Portanto, nada de Pelé, Maradona e Cruyff na minha lista. Escolho quem vi verdadeiramente atuar:

Melhor de todos os tempos:
Zinedine Yazid Zidane. Jogador brilhante, que recolocou a França na elite do futebol mundial. Sempre fui fã dele.

Melhor português:
Luis Felipe Figo. Vi os primeiros jogos deste português quando ainda estava no Barça, e me lembro que ele já era considerado um grande jogador. No Real Madrid, ele sempre foi meu favorito, depois de Zidane. Estilo clássico, como o do francês.

Melhor Onze:
Marcos; Arce, John Terry, Nesta, R. Carlos; Bergkamp, Vieira, Zidane, Figo; Ronaldo e Henry.

Abraço,
Felipe Moraes

Impasse Livre disse...

Melhor do futebol de todos os tempos - Pelé - pelo conjunto de sua obra
Melhor Português - ´Figo, porque projetou Portugal de volta no cenário do futebol mundial

Melhor onze:
Barbosa, Leandro, Baresi, Beckenbauer e Nílton Santos - Falcão, Platini,Pelé - Maradona, Zico e Romário Téc.: Scolari

Anónimo disse...

o melhor jogador Português de todos os tempos Paulo Futre. Póis claro

Anónimo disse...

o melhor do mundo : maradona


o melhor portugues : futre


o melhor onze : vitor baia , sergio ramos , beckenbawer , koeman , roberto carlos , zidane , zico , maradona , pele , david villa , cruwift.