quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PASSES CURTOS (3)


1. Finalmente, aí está o campeonato! Sporting, FC Porto e Braga venceram com relativa tranquilidade, ao contrário do Benfica, que já marcou passo em Vila do Conde. Nada que surpreenda, tendo em conta a pré-temporada a que se assistiu. Guimarães e Setúbal empataram no jogo inaugural desta Liga Sagres, enquanto Naval e E.Amadora triunfaram, em casa, defronte de Marítimo e Académica, respectivamente. A grande sensação foi mesmo a excelente vitória (3 - 1) do Nacional no terreno do Leixões, com dois magníficos golos do 'bombardeiro' Bruno Amaro. Na minha opinião, foi uma jornada bastante interessante, com alguns grandes golos e uma média de 12.741 espectadores por jogo.

2. Fui ao Dragão ver o FC Porto-Belenenses e, apesar de a exibição portista ter sido apenas q.b., deu para vir satisfeito para casa. Do jogo, uma das coisas que mais gostei foi ver o Mariano González a calar pessoal, com um golo e uma óptima exibição. Jesualdo Ferreira lá resolveu colocar Raúl Meireles como pivot-defensivo, apostando em Tomás Costa - bom desempenho - para fazer companhia a Lucho mais à frente. A equipa melhorou com isso. Rodríguez esteve algo apagado e Lisandro muito perdulário. No entanto, pela forma como lutam e se entregam ao jogo, estão desculpados! Hulk marcou o melhor golo da jornada e começa a demonstrar um potencial enorme. Se for bem lapidado, de forma a perceber que o drible nem sempre é para ser usado, este jovem brasileiro vai dar que falar. A técnica, a velocidade, a potência e a capacidade finalizadora estão lá.

3. O Sporting bateu tranquilamente o Trofense. Não há dúvida que os 'leões' são o 'grande' que aparece em melhor condição neste início de temporada. O 4-4-2 losango está há muito enraízado, mas o maior número de opções e a evolução das próprias dinâmicas colectivas, faz deste Sporting um sério candidato ao título. Izmailov e Yannick Djaló estão num momento de forma espectacular. Rochemback, João Moutinho e Romagnoli aparecem igualmente em bom plano. E ainda faltam Miguel Veloso, Vukcevic e Liedson. Com a manutenção da estrutura vinda da época passada e a maior profundidade do plantel, seria um escândalo que Soares Franco não assumisse a candidatura ao ceptro nacional.

4. Do Rio Ave-Benfica apenas vi o resumo. O maior problema do Benfica é compatibilizar o sistema adoptado por Quique Flores e a utilização de Aimar, a mais sonante contratação do defeso, a par de Reyes. Como Quique parece não abdicar do 4-4-2 clássico, prevejo problemas no futebol encarnado, uma vez que Aimar desaparece quando colocado na frente de ataque. Por outro lado, é um '10' puro, sem intensidade para jogar como um dos dois médios centrais no actual esquema. A solução, dizem alguns, passa por colocá-lo numa ala, mas nesse caso, quando todos estiverem operacionais, quem sairá da equipa: Reyes ou Di Maria? Só se um destes jogar na frente, com Cardozo. Atentando no plantel benfiquista e nas características dos melhores jogadores, não tenho dúvida que o sistema mais adequado é o 4-3-3, mas é quase certo que não será usado pelo técnico espanhol.

5. José Mourinho já começou a ganhar em Itália. Arrebatou a Supertaça italiana frente à Roma, nas grandes penalidades. Há hábitos que não se perdem e quando se tem extrema competência e se sabe o que se anda a fazer tudo se torna mais simples. Figo foi titular e Pelé não saiu do banco. O miolo interista foi constituído pelo trio Stankovic-Zanetti-Muntari. Na Roma, Luciano Spalletti teve uma paragem cerebral e deixou Totti no banco. Só por isto já mereceu perder.

6. Quaresma continua na ordem do dia em Itália, por ser muito pretendido precisamente pelo Inter. O fecho das transferências aproxima-se e o braço de ferro entre Inter e FC Porto conhece novos capítulos a cada dia. A sensação que dá é que o jogador vai mesmo rumar ao Calcio, mas a dúvida mantém-se, até porque as divergências entre o que Moratti quer pagar e o que Pinto da Costa quer receber continuam substanciais. Continuo na minha: no mínimo 30 milhões ou não faria qualquer negócio. No caso de Pelé ser incluído (sempre em definitivo e nunca por empréstimo), a verba poderia baixar até aos 23/24 milhões, atendendo ao valor do médio luso. Num cenário destes, convém não querer inflaccionar o valor de Pelé, para se dizer que se vendeu por mais que o real. Por outro lado, quando leio notícias de que o Inter só oferece 18/20 milhões, só me apetece rir, mas às gargalhadas!

7. Deco continua a encantar em Inglaterra, com golos e grandes exibições. E o Chelsea soma e segue, com duas vitórias em dois jogos na Premier League. Luíz Felipe Scolari não me convence enquanto treinador, mas a qualidade do plantel dos 'blues' pode resolver muitos problemas. Não tenho visto os jogos, mas Scolari tem jogado em 4-3-3, com Joe Cole e Ballack nas alas, penso eu. Aquela equipa tem tudo para jogar em 4-4-2 losango: Cech; Bosingwa, Ricardo Carvalho, Terry, Ashley Cole; Essien, Lampard, Ballack, Deco; Drogba, Anelka. Com Joe Cole, Malouda ou Kalou sempre à espreita. Não tem nada que saber. Por seu lado, o Manchester United segue dois pontos atrás e com inúmeros problemas, o maior dos quais se prende com a ausência de Cristiano Ronaldo. A luta promete, mas o Chelsea talvez tenha alguma vantagem na disputa do título. Digo ainda que não acredito em Liverpool e Arsenal para esta luta.

8. Estou a gostar bastante de ver o Real Madrid a provar a outra face da moeda. Depois de ter aliciado Cristiano Ronaldo de forma eticamente reprovável, enfrenta agora o assédio do Chelsea ao craque Robinho, além da vontade deste de se mudar para Londres. Quem com ferros mata, com ferros morre! Ao contrário do United, que se mostrou intransigente, os 'merengues' não querem jogadores contrariados e preparam-se para transferir o jogador brasileiro. Seria, aliás, ridículo que tivessem outra atitude que não esta, depois do que andaram a fazer e dizer no caso de Ronaldo.

9. Danny foi vendido pelo Dínamo Moscovo ao Zenit por 30 milhões de euros (!), a cláusula de rescisão que constava no seu contrato. Obviamente que a verba é exagerada e o seu pagamento se deve a um endinheirado magnata russo. Porém, só vem provar a qualidade que sempre vi neste luso-venezuelano e que não foi por acaso que já defendia a sua convocação para a Selecção Nacional há algum tempo. Carlos Queiroz concedeu-lhe essa oportunidade e ele respondeu com um golo.

10. O Sporting perdeu há poucas horas com o Real Madrid por 5 - 3, no Troféu Santiago Bernabéu. Realizou uma segunda parte de grande nível, tendo nesse período ganho 2 - 0, mas chegaram ao intervalo a perder por 5 - 1! É o que dá ir para o Chamartin jogar com Pedro Silva, Ronny e Tiuí e denotar uma passividade defensiva patética. Ainda assim, valeu pela organização ofensiva dos segundos 45 minutos e pelos desempenhos individuais sobretudo de Yannick Djaló, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli, que pouparam os 'leões' a uma vergonha inaceitável. Ó Postiga, e passares a bola, não?

12 comentários:

Miguel disse...

Agora sim é a sério.. Como até tenho tempo comento cada ponto.

1. Arbitragens medianas, mas tendo em conta o que vi ontem em Basileia, não se pode criticar muito.

2. Não é o mesmo Porto do ano passado. Sente-se muito a falta do Paulo Assunção. Com ele a máquina já estava oleada. Cada vez mais o Porto depende do Lucho pois ele é que faz jogar. Hulk é uma boa surpresa, tem facilidade de remate e não vira a cara à luta.

3. O Sporting na 1a parte jogou contra 11 zombies. Aquilo foi fácil demais´. Dos 3 grandes, é o que está melhor e tendo em conta que agora nas 5 primeiras jornadas se defrontam entre si, penso que SCP poderá sair por cima.

4. O meu Benfica volta a desiludir. Não é coisa à qual não esteja habituado. Nunca pensei que o Carlos Martins tive-se tanta importância neste Benfica. É um box-to-box importante para toda a dinâmica da equipa, e para o esquema de Quique. Já em Valência jogava com Albelda e Baraja, um mais defensivo mas com capacidade construtiva e outro que pegava na bola e distribuia o jogo. Aimar acabará por descer uns metros no campo, para conseguir fazer jogar. Quando Martins se lesionou, ele meteu o Felipe Bastos. Aqui acho que se equivocou. Puxava o Amorim pó meio e punha talvez o Balboa, para ganhar as linhas e abrir buracos no meio para o Aimar conseguir ter bola. mas pronto.. Sabado espero ganhar.

5. Mourinho é Mourinho. A equipa joga bem, ainda não está perfeita mas não falta muito. Agora o Zanetti com aquela idade, correr o que corre e jogar o que joga, faz dele um fora de série.

6.Quaresma, no dia 31, acabará por ser apresentado no Inter. Com mais milhão menos milhão, lá estará.

7. O último jogo bem se viram aflitos para segurar a vitória. O Scolari já tinha a matéria-prima, e de qualidade, portanto faze-los jogar não muito dificil. Complicado será talvez distribui-los no campo.

8. Vão ter de vender o Robinho.. Não têm hipotese.

9. Para mim a única explicação, é que o Danny deve ter petróleo debaixo do cabelo. 30 Milhões?!?!

10. Foi uma festa no Barnabéu. Uns a seguir aos outros. Chegou quase a ser patético. Se o Real não tem feito tanta substituição ao intervalo, podiam levar mais ainda.

Cumprimentos futebolísticos!

Bruno Pinto disse...

6. Ao que parece - li no MaisFutebol - o Quaresma está a um pequeno passo de se tornar jogador de José Mourinho, estando FC Porto e Inter a ultimar os pormenores do negócio: 26 milhões + Pelé em definitivo. A ser verdade esta notícia, considero uma boa venda para o FC Porto. De resto, enquanto portista, não me aquece nem me arrefece que o Inter, em negociações com o meu clube, empreste Suazo ao Benfica.

Filipe Soares disse...

1. Acho que a liga vai ser muito mais equilibrada que no ano passado. Porto, Sporting Benfica e Braga são candidatos. Nesta primeira jornada já se leram verdadeiras anedotas sobre arbitragem: alguns dizem que foi penalty sobre Aimar!!! Outros acham que o gajo do Belém foi mal expulso!!! Até já li o imbecil Rui Cartaxana escrever no Record que o lance de Polga foi mesmo penalty!!! E aquele fora-de-jogo ao Sapunaru?!! Começa bem isto, sem dúvida.

2. Também estive no estádio mas o jogo foi pró fraquinho. Concordo que o Mariano foi o homem do jogo e foi pena o Hulk o ter lesionado, pois agora fica de fora do jogo na Luz. Gostei de Hulk, Lucho, Tomás Costa, não gostei das perdidas de Lisandro, nem da azelhice de Benítez.

3. O Sporting está forte e há muitas e boas opções sobretudo para o meio-campo e ataque. Uma equipa que se dá ao luxo de deixar um jogador como Vukcevic de fora,tem de ser uma grande equipa...

4. O Benfica anda com um mês de atraso para Porto e Sporting, não admira que se atrase no início. Mas o plantel é muito forte e com muitas soluções atacantes: Carlos Martins, Aimar, Reyes, Di Maria, Balboa, Suazo, Cardozo, Nuno Gomes... Não percebo como é que abunda tanto dinheiro para contratar jogadores lá para os lados da Luz, num clube sem vitórias, sem Liga dos Campeões e sem receitas extraordinárias significativas, mas talvez seja uma fuga para a frente de LFV e seus pares. O futuro dirá...

5. Special One! Ou melhor, Il Speciale!

6. Parece mesmo que o Quaresma já está vendido, mas há ainda dúvidas sobre os valores do negócio. O que dizes seria bom, mas eu acho que o Pelé virá apenas por empréstimo. Sendo assim, já não é tão bom para o Porto. E em Itália fala-se apenas de uma verba na ordem dos 20 milhões. Espero que não se venda em saldos, tipo feira da Bandoma.

7. É o número 10
Finta com os dois pés
É melhor que o Pelé
É o Deco, alezz, alezz.

É o jogador mais talentoso do Chelsea.

8. Subscrevo. O Real Madrid deve estar com os cabelos em pé com Robinho e com o Chelsea, mas perante o que fizeram na novela Cristiano, não podem dizer nada e só lhes resta vender o jogador. Também estou a gostar, talvez os dirigentes do Real aprendam a não ter posturas pouco éticas.

9. Danny vale, no máximo, 10 milhões. O que os petrodólares não fazem... Mas é um excelente jogador, embora ache que uma carreira na Rússia nunca lhe dará muita visibilidade.

10. Se o Paulo Bento não metia tão depressa alguns titulares e ía ser muda aos 5 acaba aos 10! O treinador do Sporting foi um bocado incompetente na forma como abordou um jogo na casa do Real Madrid. Uma goleada tem sempre efeitos negativos, mesmo num jogo particular. Vá lá, acabou por se safar na segunda parte.

Anónimo disse...

Sabado (Cebola 1 + Lizandro Lopez 2_Milhafres 0

Daniel Leite disse...

*A destacar, as exibições de Hulk. É um jogador muito forte, que, infelizmente, ainda não pude ver atuar como gostaria. Mas seus números entre pré-temporada e o primeiro jogo da época já evidenciam um jogador que será importante para o Porto. Pode ser uma grande válvula de escape para o time, caso Lisandro não esteja no seu melhor.

*Quaresma seria uma perda inestimável para o Porto. Seria também uma aquisição fantástica para a Inter, ideal para o 4-3-3 que Mourinho parece querer esquematizar.

*Um dia da caça, outro do caçador. Ótimo para o Real Madrid provar do próprio veneno. Assino embaixo.

*Realmente, Danny não vale tanto. Muitoi me surpreende todo aquele zelo para com Arshavin e o conseqüente esbanjamento, com Danny. Mas o Zenit dará trabalho na UCL.

Até mais!

Até mais!

Gerson Sicca disse...

deve ter muita lavagem de dinheiro nesse futebol russo!
E tb acho que Quaresma só deve sair pelos 30 milhões q falas. O Porto é um time grande e pode exigir uma quantidade dessas por um jogador diferenciado.
Abraço

Gonçalo disse...

"quando leio notícias de que o Inter só oferece 18/20 milhões, só me apetece rir, mas às gargalhadas"

Então, vais acertar no Euromilhões?

Bruno Pinto disse...

Gonçalinho, já perdi a pachorra para ti há muito tempo. Como tal, vou chapar aqui o comunicado da FC Porto, SAD e tu tiras as conclusões que quiseres e que fores capaz. Combinado?

Cá vai:

"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.

O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a FC Porto – Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.

O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter."


No Euromilhões não costumo jogar, mas se souberes os números, manda-me uma mensagem!

Bruno Pinto disse...

Gonçalinho,

Estive a pensar melhor e acho que no comentário anterior exigi demasiado do teu cérebro. Como tal, vou facilitar-te as coisas, reduzindo a complexidade da informação ao mínimo. E reza assim:

- Valor do negócio: 24,6 milhões (18,6 milhões + Pelé).

- Valor que eu achava divertido: 18/20 milhões.

- Valor que eu achava justo: 30 milhões (23/24 milhões + Pelé).

- Diferencial entre o valor do negócio e o que eu achava divertido: 6,6 /4,6 milhões.

- Diferencial entre o valor do negócio e o que eu achava justo: 5,4 milhões.

Captaste? E olha que engraçado, até acertei no valor de mercado de Pelé! Sou realmente brilhante!

Unknown disse...

Excelente post Bruno. Gostei bastante e compartilho das tuas ideias.
Quanto ao Quaresma foi vendido pelo preço possível, este ano sem motivação ele desvalorizava bastante, o negocio acaba por ser bom.
Um abraço...

Gonçalo disse...

"Continuo na minha: no mínimo 30 milhões ou não faria qualquer negócio. No caso de Pelé ser incluído (sempre em definitivo e nunca por empréstimo), a verba poderia baixar até aos 23/24 milhões, atendendo ao valor do médio luso. Num cenário destes, convém não querer inflaccionar o valor de Pelé, para se dizer que se vendeu por mais que o real. Por outro lado, quando leio notícias de que o Inter só oferece 18/20 milhões, só me apetece rir, mas às gargalhadas!"

Faz o que quiseres, até podes colocar aqui todos os textos da Biblia, que não ia alterar o que escreveste. Voltas-te a fazer figura triste, assim como outras, Pereirinha, Miguel Rosa, etc.

Ps- queres que te explçique o que é que isto quer dizer?: "Continuo na minha: no mínimo 30 milhões ou não faria qualquer negócio. No caso de Pelé ser incluído (sempre em definitivo e nunca por empréstimo), a verba poderia baixar até aos 23/24 milhões, atendendo ao valor do médio luso"

Bruno Pinto disse...

Gonçalinho,

Vou-te explicar outra vez:
Tu no primeiro comentário escolheste a parte do comentário em que disse que me apetecia rir quando lia que ofereciam apenas 18/20 milhões pelo Quaresma. Mas o negócio fez-se por 24,6 milhões. Eu acho que ele valia 30 milhões, mas o FC Porto só o vendeu por 24,6, daí que acho que o negócio, tendo sido o possível, não foi o que eu estava à espera e que o valor do jogador justificava. No entanto, os 24,6 são uma quantia já bastante superior àquela que me fazia rir às gargalhadas.

Não deixa de ser curioso que, desta vez, tenhas abrangido na tua citação uma parte maior do meu texto que da primeira vez... Porque será? Mantenho tudo o que disse e o FC Porto fez um negócio abaixo do que eu achava justo mas acima do que me faria rir às gargalhadas, que foi a parte em que pegaste inicialmente. Tudo o que eu escrevi faz sentido e revela coerência com tudo o que sempre disse acerca deste folhetim. Figura triste fizeste tu quando quiseste ser engraçado e implicar, quando na verdade a realidade não me veio desmentir, pelo contrário.

Quanto a Miguel Rosa, assumo perfeitamente o erro sem qualquer problema, fui induzido a ter essa opinião, por o ter visto num jogo desta pré-temporada jogar sobre a direita. Já na questão de Pereirinha, é um jogador com algum talento, mas nada de especial, algo que sempre disse. Aliás, continuamos à espera da sua explosão, já que, "sendo o jogador mais talentoso gerado pela Academia do Sporting nos últimos anos", não deve ser nada difícil! Não sei é se será esta temporada...

Já sabes os números do Euromilhões?

PS: Tira lá o hífen do 'Voltas-te' porque o que tu querias dizer era 'Voltaste' ok?