quinta-feira, 30 de abril de 2009

O IMPROVÁVEL O'SHEA


Um golo apenas foi marcado na primeira-mão dos jogos das meias-finais da Champions. Em 180 minutos de futebol, protagonizados por quatro das melhores equipas do mundo, só por uma vez se sentiu a alegria do golo. O defesa irlandês O'Shea foi o autor da proeza! Ironicamente, com uma infinidade de estrelas cintilantes sobre os míticos relvados de Camp Nou e Old Trafford, acabou por ser o pior jogador de todos os que actuaram (sim, estive a ver um a um e não há pior que O'Shea...) a alcançar o objectivo supremo de um jogo de futebol. Cristiano Ronaldo, Messi, Lampard, Henry, Xavi, Rooney, Iniesta, Eto'o, Fabregas, Drogba ou Adebayor estiveram em campo? Deixem lá isso, o O'Shea resolve!

Estas 'meias' eram aguardadas com enorme expectativa por toda a gente que gosta de futebol. Quatro equipas fortíssimas, apologistas do futebol de ataque, faziam antever duelos emocionantes e de grande espectáculo. Jogada a primeira metade da eliminatória, tal expectativa saiu completamente defraudada, não só pelo mísero golo marcado, mas também porque os encontros não se desenrolaram com o equilíbrio e a competitividade desejáveis. Em Barcelona, só os catalães, embora sem muito engenho, procuraram atacar e ganhar o jogo. O Chelsea foi para defender e estacionou o 'autocarro' no seu meio-campo defensivo, acreditando que conseguirá resolver a questão em sua casa. Em Manchester, o Arsenal praticamente não existiu ofensivamente. O 1-0 é demasiado curto para o domínio avassalador do United e para as inúmeras oportunidades que desperdiçou.

O Barcelona tem exibido ao longo desta temporada o melhor futebol da Europa. Arrisco mesmo a dizer que desde que acompanho este fenómeno com consciência - 1992, 1993, por aí... -, este Barça de Guardiola é o conjunto que melhor futebol vi praticar. Interpreta quase na perfeição os diferentes momentos do jogo. É uma equipa que tem uma obcessão incessante pela posse de bola, procurando passar o maior tempo possível em organização ofensiva e o menor tempo possível em organização defensiva. A atacar, privilegia o jogo de passes e apoios constantes, a dinâmica de todos os jogadores e a procura da melhor decisão em cada lance. A defender, pressiona o adversário em zonas altas e de forma intensa, tentando recuperar a bola o mais rápido possível, além de raramente se desequilibrar ou desposicionar. Consegue igualmente ser muito eficaz nas transições ofensivas rápidas, bem como na transposição para a defesa quando perde o esférico. É um verdadeiro harmónio. Depois, a qualidade individual dos jogadores encarrega-se de dar corpo à ideia de jogo de Guardiola - tenho uma camisola do Barcelona com o seu nome, porque o admirava profundamente enquanto jogador, admiração essa que tem vindo a aumentar ainda mais, por ter sabido transportar a sua filosofia como jogador para a forma de pensar enquanto treinador.

Por estas razões, não sou dos que censuram a postura ultra-defensiva do Chelsea na Cidade Condal. Guus Hiddink percebeu que dificilmente não perderia o jogo se tentasse jogar taco-a-taco e limitou-se a apostar numa estratégia que, à partida, lhe garantia maiores probabilidades de obter um resultado positivo. Não critico. O nulo observado veio ainda mostrar que, apesar da excelência do futebol 'blaugrana', contra equipas muito compactas defensivamente, que sabem ocupar os espaços racionalmente e pressionam fortemente (ainda que em terrenos recuados) no sentido de contrariar o seu jogo fluído habitual, este Barça também sente dificuldades. Muitos dirão que unidades como Messi, Henry, Eto'o ou Xavi não estiveram particularmente inspirados. Nada disso. O colectivo londrino, muito defensivo, é certo, mas organizado, é que não os deixou produzir aquilo que produziram na maioria dos jogos desta época. Há uma velha máxima do futebol que também se aplica a este fantástico Barcelona: uma equipa joga aquilo que a outra deixa jogar. E a verdade é que o Chelsea conseguiu parar o futebol envolvente do Barça, merecendo crédito por isso. Aceitam-se críticas à estratégia escolhida, mas não à forma competente como foi interpretado o que Hiddink delineou. Ainda assim, a postura dos 'blues' em Stamford Bridge terá de ser diferente, mais acutilante e ambiciosa, o que poderá favorecer Messi e companhia. Acredito que o Barcelona passará à final de Roma.

No Man.United-Arsenal, a vantagem mínima é, como disse, muito escassa para a diferença de produção entre as duas equipas. Tendo em conta as oportunidades de golo que os 'red devils' criaram, uma das quais numa 'bomba' de Ronaldo à trave, o mais justo seria uma vitória por uma margem bem mais folgada. Não esperava uma estratégia tão cautelosa por parte de Wenger e nem se pode dizer que os seus pupilos foram competentes na sua execução, pois foram inúmeras as ocasiões que concederam ao United e houve períodos em que foram autenticamente massacrados junto da sua área (coisa que o Chelsea não foi em Barcelona). No entanto, acabaram por ser felizes e conseguiram manter esperanças na qualificação para a segunda-mão.

O Manchester United deu, mais uma vez, uma demonstração de grande poderio e fez jús à sua condição de campeão europeu e mundial. Julgo que passará à final, com maior ou menor dificuldade; a sua superioridade face ao Arsenal é evidente. Até por isso o recente desempenho do FC Porto diante da turma de Alex Ferguson, em que quase repetiu a 'gracinha' de 2004, merece ser realçado na medida apropriada, principalmente pelos muitos anti-portistas primários existentes neste país, bem como por aqueles que sempre acharam Jesualdo Ferreira fraquinho. De facto, o FC Porto é grande demais para este futebol português e, realmente, o técnico portista, nestes três anos que leva no Dragão, tem demonstrado que é fraquinho, muito fraquinho...

Que venha uma final Barcelona-Manchester United e, aí, que seja Ronaldo a confortar Messi...

9 comentários:

Filipe Soares disse...

Bons olhos te leiam, Bruno. Pensei que tinhas emigrado... Ihih

Eu estou a torcer por uma final Barcelona-Arsenal e acho que há condições para que isso possa acontecer. O Chelsea efectivamente foi competente a defender e a obstar o ataque poderoso do Barça. Só que na segunda-mão não creio que Hiddink adopte uma estratégia tão conservadora. Vai ter de atacar também e abrirá mais espaços atrás, coisa que penso que o Barça irá aproveitar para mostrar que é uma equipa superior. Messi, Henry ou Iniesta já são bons a jogar em espaços reduzidos, mas com mais espaço tornam-se quase imparáveis. Sinceramente, tenho quase a certeza que o Barcelona ganhará em Stamford Bridge. No outro jogo, é verdade que o Manchester dominou completamente e foi muito superior, sendo o resultado muito escasso para a produção atacante que tiveram. Mas no Emirates acho que a música vai ser outra. O Arsenal costuma ser muito mais forte em casa e acho que tem capacidade mais que suficiente para anular uma desvantagem de um golo apenas. E também não me parece que o Manchester esteja a atravessar um grande momento de forma.

Ainda sobre o Barcelona de Guardiola ser a equipa que mais gostaste de ver jogar até hoje, não há dúvida que jogam um futebol espectacular, mas lembro-me de outras equipas muito fortes e com um jogo bonito também. Exemplos: O Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard, o Barcelona de Cruijff, Stoitchkov e Romário, a Juventus dos anos 96, 97, o Real Madrid de Figo, Zidane e Roberto Carlos.... Enfim, já houve diversas equipas a praticar um futebol tão ou mais atractivo que este Barça.

Uma última nota, já que falas do Jesualdo: como sabes, nunca fui admirador do treinador portista. Mesmo reconhecendo a boa carreira da equipa nesta temporada e não o achando fraquinho, julgo que o seu ciclo no clube se fechou e há que apostar noutro rosto para comandar a equipa. O facto de a SAD ainda não ter renovado com ele talvez indicie isso mesmo. É a minha opinião.

Jotas disse...

Boas caro Bruno, sei que a liga inglesa é complicada e não te traz boas recordações, eu aposto numa final Chelsea - Machester.
Em resposta ao facto de quereres que o teu clube jogue em Espanha, julgo que existem factores a teres em conta: De facto, em Portugal é fácil alguns ganharem, que o digam Bruno GAma e Leandro lima, que foram obrigados a sair antes dos 60 minutos com 0 a 0 no marcador, não sei se em Espanha, os clubes dariam tais oferendas.
Mas caro Bruno Pinto, não sei se na liga espanhola aceitam clubes comprovadamente corruptos, sabes, aquilo é um campeonato com princípios aos quais o Porto não está habituado. Mas sugiro o campeonato italiano, lá é uma terra propicia ao teu clube e vocês como são uma naçon, ficariam perto de outra e sempre podiam ter relações privilegiadas com os clubes da Sicília, ao fim ao cabo de idênticos princípios ao teu clube, mas atenção em Itália, os clubes são punidos com descida de divisão quando corrompem.

Bruno Pinto disse...

Papagaio Jotas,

Já te disse e volto a repetir que não gosto de dialogar com malta aziada que deixa que a clubite aguda lhe tolde o raciocínio. Assim, não vou estar a perder tempo a argumentar, até porque não tenho pachorra para discutir questões laterais ao jogo propriamente dito. Digo-te apenas que, a bem da coerência e da honestidade intelectual, devias ter referido casos como o penalty falhado de forma ostensiva do Jorge Ribeiro contra o Benfica, a lesão do Zoro antes do jogo com o Benfica, e outras situações do género a envolver o teu clube. Mas não, perante a incapacidade de ganhar e ser competente, optas pelo discurso da lamúria, da queixinha, próprio dos calimeros. No futebol como na vida, nunca gostei muito de pessoas que passam a vida a lamentar-se e a criticar quem tem mérito, em vez de tentarem ser melhores e fazerem algo de útil.

Quanto à minha posição vanguardista, é por pessoas como tu que acho que o FC Porto é grande demais para este país e este futebol. O campeonato espanhol é muito mais à nossa medida... O Celtic está a ponderar participar na Premier League, porque não o FC Porto na La Liga? Fica aí a ideia para reflexão...

Daniel Leite disse...

Ótimo vê-lo de volta, Bruno!

Daqui do Brasil, também tenho a impressão de que Jesualdo não é um grande treinador. Não sei se pela dura comparação com José Mourinho. Mas, de fato, tenha essa impressão.

Confesso que apostaria no Arsenal, no início da eliminatória. Também acreditava num Wenger mais ousado, que fizesse o Arsenal marcar em Manchester. Agora, após o 1 a 0, o United é levemente favorito. Todavia, não acredito que passe com facilidade. Será um jogo muito complicado no Emirates.

Do outro lado, ainda acredito no Barcelona. Os enfáticos 6 a 2 em Madrid provaram o poderio catalão também longe de casa. E acho muito difícil que o Chelsea sustente um novo placar sem gols. Como também julgo ser difícil o Barcelona perder (qualquer jogo que seja), vejo o time de Guardiola na final.

Daí, não sei quem ganha. Mas vou torcer muito pelo Barça.

Abraços!

Bruno Pinto disse...

Olá Daniel,

Quando disse que Jesualdo Ferreira era fraquinho estava a ser irónico, porque no FC Porto tem obtido excelentes resultados desde que chegou, mas sempre teve muitos críticos a desvalorizar o seu trabalho. Só para que não restem dúvidas, acho-o um grande treinador de futebol. Ele acaba o contrato no final desta temporada e acho que já merecia que a SAD portista o tivesse abordado com vista à renovação.

Quanto à Champions, estou então a torcer por uma final Barcelona-Man.United e acho que é isso que vai acontecer. No Emirates não será fácil para o United mas acho que acabará por passar. Relativamente ao outro jogo, concordo com o que dizes. Apesar da competência defensiva que o Chelsea mostrou em Camp Nou, em casa terá de arriscar um pouco mais e tentar marcar golos, certamente que não adoptará a mesma postura conservadora do primeiro jogo. Isso favorecerá obviamente a força atacante catalã. Aposto mesmo numa vitória do Barça. No jogo com o Real Madrid, esteve simplesmente assombroso. Como referi no post, considero este Barça a melhor equipa que já vi jogar.

Abraço.

Felipe Moraes disse...

O'Shea é daqueles jogadores que todo time precisa ter no plantel: joga em qualquer posição, é forte, ágil e prestativo. Em um jogo onde esperava-se que os craques tomassem conta do campo, eis que aparece o inesperado, mas eficiente zagueiro-lateral-volante O'Shea.

Abraço,
Felipe Moraes

Jotas disse...

Volto a sugerir Itália em vez de Espanha caro Bruno, é mais à imagem do seu clube.
Mas Bruno, tenho pena que agora tenha optado pela ofensa pessoal gratuita, eu nunca o fiz e não me revejo nela, concorde, como aconteceu várias vezes consigo, ou não concorde, pelos vistos, o Bruno, quando alguém apresenta diferentes e reais situações, prima pelo ataque pessoal, lamento.

Bruno Pinto disse...

"Pois é meu caro Maestro, uns são impunes, podem ofender, ameaçar, enfim, usar todo o tipo de linguagem que nada de nada lhes sucede, já outros...
Uma vergonha.
Caro Maestro, já respondi à letra ao papagaio Bruno Pinto, podes ver a resposta que está clarinha como a àgua."

Isto foi um comentário escrito por ti noutro blog, Jotas. Ou seja, chamaste-me papagaio, eu chamei-te o mesmo apenas para ver a tua reacção e tu, além de não teres gostado, ainda negas que nunca me tinhas dirigido um ataque pessoal... O que me leva a concluir que também és mentiroso. Essa tua capinha de santinho nunca me enganou.

Jotas disse...

Tens razão, peço desculpa pelo facto, realmente se há coisa que acho que não és é papagaio a expressão também foi infeliz e sinceramente não tinha a noção de ter dado tal resposta, fui de facto infeliz e não me custa reconhecer.
Até porque apesar da enorme defesa que fazes do teu clube, tal como eu do meu, às vezes com mais, outras com menos razão, considero-te uma pessoa com grande capacidade de discutir e saber ver futebol, mais até do que eu, embora também não ache que sou assim tão faccioso, limito-me sim, por vezes a constatar coisas que gostaria de ver banidas do nosso futebol, e não sendo o meu clube santo, como nenhum, infelizmente para ti, sou da opinião que o FCP, nesse aspecto tem muito mais telhados de vidro. Sei que discordas, mas a minha opinião é tão válida como a tua.
Depois desta rectificação e pedido de desculpas, pois o erro foi claramente meu, julgo que como pessoas de bem que somos, podemos continuar a tentar fazer prevalecer os nosso pontos de vista, esquecendo os episódios recentes.
AH, não sou santo,muito menos uso capas, isso é mais para o Batman e também não tenho pretensões a ser.
Mentiroso também não, acho que concluiste mal, às vezes, eu, como tu, como todos, temos reacções a quente das quais por vezes não nos lembramos ou que não julgávamos possíveis ter, quantas vezes nos arrependemos de algo que dizemos ou fazemos, no errar, está grande parte do nosso crescimento e isso não nos faz ser mentirosos, melhores ou piores pessoas, o que nos faz ser más pessoas é não reconhecer ou admitir o erro.
Posta isto, aqui fica um abraço e o desejo que não fiques demasiado roco no Domingo.