segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ONZE DE SONHO


Na sequência da atribuição dos prémios aos melhores do futebol de 2010, que consagrou novamente Lionel Messi como futebolista do ano, apetece-me hoje fazer uma viagem pelos que considero serem os melhores do planeta, consoante as posições que ocupam no campo. Adoptarei o sistema 4-3-3, por ser o que melhor se adapta às minhas escolhas. Mesmo sabendo que conquistar títulos é muito mais que reunir onze estrelas e pô-las a jogar juntas, parece-me difícil que com um elenco destes algum troféu escapasse.

Guarda-redes: CASILLAS (Espanha/Real Madrid): Titular do Real Madrid desde os 18 anos, tem protagonizado uma carreira arrebatadora, não só nos 'merengues' mas também com a camisola da selecção espanhola, tendo já ganho tudo o que há para ganhar (Mundial, Europeu, Champions, Intercontinental, Ligas Espanholas). Às suas soberbas qualidades para a baliza, junta-se o seu vincado espírito de liderança, não sendo de estranhar o seu estatuto de capitão espanhol e madridista. Buffon, outro sobredotado, retirou-lhe o título de melhor 'keeper' da última década. No entanto, o percurso que Iker tem construído será difícil de igualar. E ainda só vai a meio! Simplesmente portentoso.

Lateral-direito: MAICON (Brasil/Inter Milão): A sua capacidade ofensiva superior torna-o num exuberante lateral e constitui uma das armas atacantes primordiais da sua equipa. Velocidade, força física e capacidade técnica são alguns dos seus atributos. Apesar da sua intensa vocação para subir no terreno e causar desequilíbrios, ora com penetrações em velocidade, ora através de cruzamentos perfeitos, consegue ser igualmente um magnífico defensor. Foi eleito o melhor defesa do futebol europeu na temporada 2009-10. José Mourinho sabe bem o que vale este brasileiro e não é à toa que deseja voltar a contar com ele.

Lateral-esquerdo: BALE (País de Gales/Tottenham): É o jogador que mais me tem impressionado nos últimos tempos, de tão surpreendente que é. A forma como se tem notabilizado na Premier League com apenas 21 anos chega a ser obscena. O poderio fisíco e técnico que demonstra quando decide galgar metros e metros pela faixa esquerda, acabando não raras vezes nas redes adversárias, é algo espantoso. Não admira, portanto, que já seja associado aos maiores clubes mundiais e se fale em quantias a rondar os 50 M€. Pela propensão ofensiva que patenteia, pode também actuar como médio. Já é de longe o melhor lateral-esquerdo do mundo e estou certo que marcará a próxima década.

Defesa-central: PIQUÉ (Espanha/Barcelona): A classe e elegância com que joga no eixo defensivo encaixa que nem uma luva na forma de jogar do Barcelona de Guardiola. É muito inteligente, gosta de sair a jogar e tomar opções de passe correctas, tem um fantástico jogo posicional, marca golos com frequência. Com a bola nos pés, é muito bom para a posição que ocupa. Para mim, é o central perfeito. Apesar de ainda ser muito jovem, apresenta já um palmarés bem recheado, de onde se destacam um Mundial e duas Ligas dos Campeões. Certamente não ficará por aqui.

Defesa-central: PEPE (Portugal/Real Madrid): Um central de eleição, que se deu a conhecer ao mundo no FC Porto e hoje brilha a grande altura na galáxia madrilena. Com uma compleição fisíco-atlética invulgar, é rapidíssimo (o que permite à sua defesa jogar mais subida no terreno) e muito agressivo. A sua capacidade de antecipação permite-lhe recuperar bolas sem fim. Adora subir no terreno, contando para isso com boa capacidade técnica, ao mesmo tempo que põe em prática frequentemente a sua apetência para facturar nos lances de bola parada. Formaria com Piqué a minha dupla de centrais de sonho

Pivot-defensivo: XAVI (Espanha/Barcelona): Foi, na minha opinião, o melhor jogador do 2010, era ele que deveria ter ganho a Bola de Ouro FIFA. É o melhor '6' do mundo, sem contestação possível. É o grande estratega do actual Barcelona, a equipa que pratica o melhor futebol alguma vez visto. Só isto evidencia bem o seu talento excepcional. Joga e faz jogar. Tem uma visão de jogo estratosférica, é maravilhoso nos passes verticais que partem os sistemas defensivos contrários, as opções que toma são quase sempre perfeitas, a sua capacidade técnica do mais refinada que pode haver. O seu palmarés é de tal forma rico que seria fastidioso estar aqui a enunciá-lo. Ganhou tudo e continua com um futebol irresistível. Aprendiz de Josep Guardiola, é um daqueles casos em que o aluno supera o mestre. Autêntico génio.

Médio de transição: GERRARD (Inglaterra/Liverpool): Isto sim é um verdadeiro médio do futebol moderno, um '8' de excelência, que enche o campo e defende e ataca com a mesma eficiência. Liderança, qualidade técnica, imponência física, capacidade goleadora, potência e precisão de remate e inteligência de jogo, são algumas das suas faculdades. Feliz do treinador que pode contar com um centrocampista deste calibre. Teve o momento alto da sua brilhante carreira em 2004-05 com a vitória na Liga dos Campeões, num épico triunfo frente ao Milan, tendo sido eleito melhor jogador da competição e da respectiva final.

Médio-ofensivo: KAKÁ (Brasil/Real Madrid): A lesão grave que sofreu tem dificultado a sua afirmação em Madrid, mas todos nos lembramos da carreira fulgurante que protagonizou antes disso. Continua a ser o melhor 'playmaker' do planeta, senhor de um talento ímpar. Rapidez com a bola nos pés, qualidade técnica espantosa e facilidade para marcar golos são aquilo que o distingue. 2007 foi o seu ano. Foi aí que ganhou a Chamipons ao serviço do Milan e foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA e France Football. Também já experimentou, em 2002, a suprema glória de conquistar um Mundial. Soberbo.

Extremo-direito: MESSI (Argentina/Barcelona): É o maior génio do futebol actual, o expoente máximo da melhor equipa de todos os tempos, um goleador por natureza (e que golos!), mas ao mesmo tempo um jogador de equipa por excelência. Insuperável no um contra um, faz dos seus 'raides' diagonais da direita para o meio a sua imagem de marca. A forma como progride no relvado com a bola literalmente colada ao pé esquerdo é digna de um qlualquer jogo de consola. O seu talento é verdadeiramente inigualável. Eleito o melhor do mundo em 2009 e 2010, é já um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Com a camisola 'blaugranna' já alcançou tudo, inclusivé duas Ligas dos Campeões. Anseia agora pela consagração ao serviço do seu país, como aconteceu com Diego Maradona.

Extremo-esquerdo: CRISTIANO RONALDO (Portugal/Real Madrid): Amado e odiado na mesma medida, é a super-estrela do futebol actual. Possuidor de um talento majestoso, é quase inútil falar das suas qualidades extraordinárias, já que elas são sobejamente conhecidas. É uma máquina de tecnologia avançada que produz futebol em doses industriais. É um goleador sem igual, em qualquer lugar onde jogue, seja em que contexto fôr. O seu carácter fortíssimo, a sua fúria de vencer, a sua ascenção a pulso, é um exemplo para todos. A carreira que tem construído e a projecção que hoje detém devia orgulhar todos os portugueses. Foi eleito o melhor do mundo em 2008, ano em que conquistou a Champions pelo Manchester United. O seu passado é riquíssimo, mas o seu futuro promete ser brilhante.

Avançado-centro: IBRAHIMOVIC (Suécia/Milan): É o melhor e mais talentoso avançado da actualidade. Triunfou no Ajax, Juventus e Inter. Neste último, a possibilidade de trabalhar com José Mourinho permitiu-lhe aperfeiçoamentos importantes. No Barcelona, o seu rendimento foi bom, mas não tanto quanto se esperava de um jogador do seu gabarito. Agora no Milan, continua a demonstrar a sua capacidade e a fome insaciável pelas balizas rivais. Falta-lhe uma Champions e títulos individuais para coroar uma carreira auspiciosa.

E é este o melhor '11' do futebol actual, do meu ponto de vista. E para técnico principal, José Mourinho? Nada disso. Com estes jogadores na mesma equipa, até eu seria bom treinador!

7 comentários:

Filipe Soares disse...

Boas escolhas e bem fundamentadas. A minha opinião é ligeiramente diferente, uma questão de gosto pessoal: Buffon, Maicon, Gareth Bale (que jogador!!), Terry, Ricardo Carvalho, Xavi, Iniesta, Sneijder, Cristiano Ronaldo, Messi, David Villa.

J disse...

Bruno,
Proponho-te um outro desafio...

A "equipa bluff" do planeta. Aqueles que todos falam, mas que deixam a desejar.. os ditos "Jogadores de Imprensa".
Pensa nisso... :)

Abraço.

Marceli disse...

Parabéns pelo blog e pelo conteúdo!


Bjs,

Marceli
http://dicadelivro.com.br/

Anónimo disse...

Nota-se que não entendes um caralho de futebol, com essa equipa até tu eras bom treinador? Foda-se o Mourinho deve ser dos poucos treinadores que motiva os jogadores de uma maneira fora do normal, ja alguma vez viste algum treinador fazer o que o Mourinho fez o ano passado contra o barça, por o Eto'o a defesa esquerdo, deves pensar que o futebol é muito fácil. é por burros como tu que o nosso pais não vai longe !

Bruno Pinto disse...

Anónimo,

Só a tua cabecinha oca é que entendeu a minha frase como uma crítica ao Mourinho, para mim o melhor treinador do mundo, de longe. Vá, agora deixa de ser patetinha e volta lá para o teu buraco.

Anónimo disse...

nao eu preferia peter cech, samuel degen, lahm, pepe, ricardo carvalho apesa do que aconteceu , xavi, iniesta, ozil, cristiano ronaldo , jeffren, rooney

PORTUGUESITO disse...

Rúben Teixeira disse....
================================================================================
Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, Angola, Cabo Verde e Espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

PUTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!
Rúben Teixeira disse....
================================================================================
Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, Angola, Cabo Verde e Espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

PUTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!
https://portugalisxenophobic.neocities.org/

ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL e NOSSO PATRIMONIO!!!!!!!!!!!!!
===============================================================================================================


ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL e NOSSO PATRIMONIO!!!!!!!!!!!!!
===============================================================================================================