segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

PERGUNTA 'FUTEBOLISTA' (1)


Pergunta: Que jogador gostaria de ver reforçar o plantel da sua equipa no mercado de Inverno?


Minha resposta: Olhando para o excelente desempenho do FC Porto até ao momento na presente época, poderia concluir-se que o plantel seria suficientemente valoroso, dispensando, por isso, a entrada de novos jogadores. No entanto, melhorar o que já é bom nunca é demais, e atendendo à aproximação da fase decisiva da Liga dos Campeões, julgo que a contratação de 2/3 reforços seria uma boa medida. Analisando criteriosamente o plantel portista, encontro três posições susceptíveis de serem melhoradas: médio (na linha de Raúl Meireles), médio-ofensivo (Leandro Lima tarda em se afirmar) e extremo (salvaguardando assim a ida de Tarik à CAN'2008). Para fazer face a estas 'necessidades', há duas formas de responder à questão. Se pensar nos jogadores que gostava de ver de dragão ao peito, mas que não passam de um sonho utópico, as minhas preferências incidiriam em Lampard, Kaká ou Deco e Cristiano Ronaldo. Se adoptar uma postura mais realista, encontro vários nomes no mercado que poderiam ser mais-valias. O argentino Belluschi (River Plate), o brasileiro Carlos Eduardo (Hoffenheim) e os portugueses Pedro Mendes (Portsmouth) e Duda (Sevilha) são nomes que me agradam particularmente.
(Publicada na edição da Revista 'Futebolista' de Janeiro 2008)

14 comentários:

Paulo Pereira disse...

Bruno,

Sem dúvida k o Porto, nesta altura, para além de ter k melhorar o aspecto exibicional, necessita de se reforçar, se quiser que a sua participação na fase decisiva da Champions tenha alguma hipótese de sucesso.

Na minha opinião, com a ida de Tarik à CAN (e a competição continua a atormentar, ano após ano, os clubes europeus que desembolsam quantias elevadas pelos atletas africanos para, numa altura crucial da temporada, ficarem privados deles)é imperativo contratar um extremo. Mariano, pesem as sucessivas oportunidades de Jesualdo, tarda em demonstrar qualidade suficiente para poder entrar na equipa.

Gostei da hipótese que levantaste, da possível vinda de Duda, mas parece-me k, pese a mais-valia do jogador, que ele estará impedido de jogar na Champions, pois terá jogado pelo Sevilha. Não tenho a certeza, mas parece-me k sim...

Extremos de qualidade, nesta altura, não abundarão, sendo o mercado sul-americano uma das alternativas válidas.

Para o meio, depois de Belluschi ter optado pelo Olympiakos, os elogios k começam a abundar na imprensa sobre Carlos Eduardo fazem-me salivar por ver mais do jogador. Poderia ser uma alternativa válida, a k se junta Pedro Mendes, pouco utilizado por Redknapp no Portsmouth.

Como já tinha afirmado, para vir,que eja alguém com qualidade, pois para fazer número e gastar dinheiro já cá temos k chegue.

Abraço,

Paulo Pereira disse...

Ah,

Quase que me passava. Neri Cardoso, 21 anos, argentino, extremo capaz de fazer qualquer dos flancos com igual facilidade. Penso k ainda joga no Boca.

Tm extremo, tb com a mesma facilidade de jogar nos dois lados, vi num documentário da Sport Tv um jogador k, nos poucos minutos de imagens, me impressionou. Christian Gimenéz, k na altura jogava no modesto Pachuca.

Abraço,

Bruno Pinto disse...

É isso Paulo, o Belluschi optou mesmo pelo Olympiakos. Na altura em que escrevi isto, tudo ainda estava em aberto e até se falava mais insistentemente no FC Porto. É a prova de que o dinheiro para alguns jogadores é mesmo tudo o que conta, só assim se entende que um jogador escolha um Olympiakos em desfavor de um FC Porto! Segundo aquilo que li, consta também que a oferta grega feita ao River Plate foi superior à portista e quando tal sucede, pouco haverá a fazer.

Relativamente ao extremo, foi o gosto que tenho pelo Duda que me fez lembrar dele, mas tens toda a razão: ele nunca poderia jogar na Champions desta época pelo FC Porto. Do Neri Cardoso, não o conhecendo, já ouvi falar muito bem. Resta esperar.

Jotas disse...

Caro bruno,obviamente respeito a tua opinião, no fundo o que digo é que o Porto actual apesar do domínio interno, ainda não é uma grande equipa, assim como deves ter reparado que também afirmo que apesar deste Porto normal, o Benfica e o sporting não têm capacidade para ombrear com o Porto tala a sua vulgaridade.
As grandes equipa europeias têm normalmente bancos de luxo, o Manchester ganha muito jogo sem Ronaldo, o Milan sem Káká,etc, mesmo na Europa, já o porto que não tem tido a vaga de lesões de outros, não sobrevive com este plantel sem Quaresma ou Lucho, por exº. E isso já foi provado.
Quando aos reforços, o benfica é o único á falta de melhor que é obrigado a usar as suas contratações desta época, o Sporting aproveitou Vuckcevic e Izmilov, o resto é banal e o Porto não utiliza um único jogador contratado, sinal de contratações sem categoria e que não tem um banco ao nível so seu onze.
Um abraço para ti Bruno e a beleza do futebol é isso, ter amores diferentes e diferentes ideias, ainda bem.

Filipe Soares disse...

O Porto precisa de um médio e um extremo. Carlos Eduardo e Pedro Mendes agradam-me, o Duda não, esse já deu o que tinha a dar e já não é assim tão novo. Mas se não se conseguir contratar homens que valham a pena, o Porto tem no plantel boas opções que não estão a ser usadas. A ausência de Tarik resolve-se com a aposta em Adriano e o Lisandro na ala. Não esqueço os golos de Adriano o ano passado, é preciso é dar-lhe confiança e fazê-lo acreditar nas qualidades que tem, porque tem. Um médio acho que era mais preciso para consumo externo, mas há lá o Leandro Lima que está a ser ostracizado pelo Jesualdo de forma estúpida.
Quanto aos emprestados, a ideia que eu tenho é que o Porto tem poder para os fazer regressar no mercado de Inverno. Barbosa e Pitbull eram boas apostas, já para não falar no Ibson, mas esse já é mais complicado...

Mário Ventura disse...

Convido-vos a conhecer a nova «LIGA VIRTUAL FINTA & REMATA».

Apresentada no dia de hoje, tem já as incrições abertas.

Mais informações no blogue: http://FINTAEREMATA.blogspot.com

Cumprimentos

Tiago R Cardoso disse...

Bruno,
Para começar eu venho aqui regularmente ler o que se passa, o meu amigo Quintino é que meteu lá o link no Notas e eu des que entrei para lá venho sempre aqui.

Não tenho comentado, porque muitas das questões avançadas não são da minha cor futebolística, dado que a pergunta é genérica, avanço com uma opinião mais vermelha.

No caso do SLB, penso que precisa urgentemente de contratar um 10 à imagem do Rui Costa, seria altura ideal de forma a habituar o jogador ao clube e á forma de jogar, isto porque acredito que o Rui na continuidade do Rui na proxima época.

Felipe Moraes disse...

Também acho que o Porto está bem do jeito que está. Mas acredito que Belluschi fará um bom trabalho ao lado de seu compatriota Lucho.

Abraço,
Felipe Leonardo

Bruno Pinto disse...

Felipe, o Belluschi era um jogador que gostava que viesse para o FC Porto, mas isso já não vai acontecer. Ele foi para o Olympiakos, da Grécia...

Bruno Pinto disse...

E o Hélder Barbosa volta mesmo ao FC Porto já este mês. Óptima opção dos responsáveis portistas. Por mim, teria começado no plantel desde o princípio da temporada. É um jovem muito promissor, tem tudo para ser uma referência em Portugal e só espero que Jesualdo Ferreira lhe dê as oportunidades que necessita para se poder afirmar, senão definitivamente, pelo menos em boa parte. Talento não lhe falta.

PB disse...

Vai ao meu blog, assim que possas. Algo me diz que vais gostar! Foi uma coisinha muito rápida, mas acho que até ficou bem... ;) Já agora, para quem quiser ler a entrevista ao HÉLDER BARBOSA, WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM

Gerson Sicca disse...

Carlos Eduardo é um bom nome. Mas um q o mercado europeu perdeu é o bom atacante argentino mauro zárate, que foi do vélez para o Qatar(!)

Camisola10.com disse...

Caros Amigos Bloguistas


O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.

Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.

O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.

Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”

Até lá.

Bons posts

Anónimo disse...

eu queria que o cristiano ronaldo fosse para o sporting