quarta-feira, 28 de março de 2007

A DÚVIDA DE SCOLARI


Daqui a pouco, a Selecção Nacional volta a entrar em campo, em mais um importante jogo de qualificação para o Euro'2008. Em Belgrado, os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentarão a Sérvia, que apesar de não estar a atravessar um bom momento - vem de uma derrota humilhante no Cazaquistão - , não é tão acessível como muitos querem fazer crer.

Depois daquela segunda parte contra a Bélgica, em que jogadores que ainda lutam por um lugar no onze, como Quaresma e João Moutinho, brilharam a grande altura, instalou-se alguma dúvida acerca da equipa inicial que Scolari irá apresentar. Tal deve-se ao facto de Simão já ser um jogador disponível para este embate e, como é sabido, o capitão benfiquista vinha sendo opção para entrar de início. O que fará então o seleccionador nacional? Já li e ouvi diversas opiniões. Jogará com Ronaldo, Nuno Gomes e Simão na frente, preterindo Quaresma? Deixará Nuno Gomes no banco, colocando Ronaldo no centro do ataque e Quaresma e Simão nas alas? Ousará colocar Simão ou Ronaldo a '10', desviando Moutinho para suplente? Em minha opinião, Scolari não irá mexer no meio-campo em relação ao desafio de Alvalade, mantendo ainda Ronaldo e Nuno Gomes como titulares. A dúvida centra-se então na utilização de Quaresma ou Simão. Se fosse eu a escolher, a minha opção recairia no 'cigano', que depois daquele maravilhoso golaço aos belgas, merece manter-se como uma aposta segura. De resto, tudo já está definido: Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Paulo Ferreira, Petit e Tiago. Saliento o facto de, finalmente, Scolari ter percebido que Paulo Ferreira é muito melhor alternativa que Caneira para lateral-esquerdo, pois além de dar igual solidez defensiva, confere também mais ampla profundidade ofensiva. Aliás, desde os tempos do FC Porto, sou um forte admirador das quailidades de Paulo Ferreira e tem-me espantado bastante a pouca utilização no Chelsea durante esta época. Mais a mais, quando José Mourinho, na altura, se referia a ele como o melhor lateral-direito do mundo. Enfim... outras contas!

Portugal segue neste momento em terceiro lugar do grupo A, com 10 pontos em 5 jogos, atrás da Polónia (13 pts, 6 jgs) e da Finlândia (11 pts, 5 jgs) e em igualdade com a Sérvia (10 pts, 5 jgs). Uma vitória em Belgrado vinha, de facto, mesmo a calhar. E eu estou muito confiante, ou não tivéssemos nós a melhor selecção da Europa. Força rapazes!

Sem comentários: