quarta-feira, 11 de junho de 2008

NOVA VITÓRIA


Portugal voltou a ganhar. A vítima, desta vez, foi a República Checa, que saiu derrotada por 3 - 1. A Selecção Nacional nem fez um jogo muito conseguido e só na segunda parte produziu futebol de alguma qualidade. Durante o primeiro tempo, os portugueses sentiram sempre enormes dificuldades em pegar no jogo e praticar o tipo de futebol em que se sentem mais à vontade: jogo apoiado, de pé para pé, posse de bola à espera de um qualquer rasgo para a baliza. De facto, os checos mostraram-se bastante organizados defensivamente e sempre incómodos a partir para o ataque, com particular destaque para Sionko e Baros.

Coube a Deco, o melhor jogador em campo (embora a UEFA tenha elegido Cristiano Ronaldo), abrir o activo, na sequência de uma envolvente jogada colectiva. Sionko fez o empate, de cabeça, pouco depois, no seguimento de um canto. Este lance colocou a nú as fragilidades defensivas lusas nos lances de bola parada, algo que urge melhorar. Portugal continuou a dominar a partida, mas na verdade o futebol apresentado deixou bastante a desejar até ao intervalo. Ronaldo revelou-se quase sempre demasiado individualista, apesar de ter proporcionado uma grande defesa a Cech, com um espectacular remate do meio da rua. Deco mostrava que era o patrão do meio-campo, mas perdia algumas bolas desnecessariamente. Moutinho não esteve tão activo como frente à Turquia. Bosingwa não conseguiu ser o lateral ofensivo que se conhece e ainda inventou um pouco lá atrás. Enfim, no meio de algum cinzentismo, Paulo Ferreira terá sido mesmo o melhor português dos primeiros 45 minutos. Seguro a defender, disponível a atacar, fez o flanco esquerdo com acerto, tendo efectuado dois excelentes cruzamentos.

A segunda metade trouxe uma selecção portuguesa mais forte, mais rápida e sobretudo com vontade de garantir desde logo a passagem aos quartos-de-final. Deco resolveu pegar na batuta e começou a ditar leis no meio-campo com o seu futebol sedutor. Entre alguns lances de pura classe, fez a assistência portentosa para Ronaldo fazer o 2 - 1. Já nos descontos, resolveu apressar a marcação de uma falta, deixando Ronaldo e Quaresma na cara de Cech, para o 3 - 1. Por seu turno, Cristiano voltou a não ser brilhante, fundamentalmente se atendermos às expectativas existentes sobre si. Todavia, ao participar no primeiro golo de forma decisiva, ao marcar o segundo com um excelente remate e dando o terceiro numa bandeja a Quaresma, foi novamente um elemento decisivo. Não empolga, mas tem dito presente quando a equipa precisa.

A República Checa ainda tentou subir no terreno, tendo até causado alguns calafrios ao último reduto nacional. Koller foi lançado, numa clara tentativa de Karel Bruckner reforçar o jogo aéreo e presença na área. Sionko teve na cabeça o golo do empate, mas Ricardo defendeu para canto, redimindo-se de algumas intervenções 'aos papéis'. Pepe e Ricardo Carvalho voltaram a exibir-se em bom plano, embora os checos tenham conseguido penetrar na defensiva lusa uma ou outra vez.

A vitória foi difícil mas claramente merecida. Portugal foi a selecção que mais fez pelos três pontos. Ganhou mais uma vez pela diferença de dois golos, o que não deixa dúvidas sobre a justiça dos dois triunfos já conseguidos. Seis pontos somados e a qualificação para os 'quartos' garantida, com direito a primeiro lugar do grupo A, dado que a Turquia derrotou a Suíça. Portugal segue o seu trajecto sem vacilar. Veremos o que se vai seguir.

Duas notas finais: a primeira para Scolari, anunciado como futuro treinador do Chelsea, numa saída esperada mas com destino para mim surpreendente; a segunda para a narração patética e irritante de Valdemar Duarte na TVI, que me faz sentir imensas saudades da RTP e de Paulo Catarro.

13 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha ter sido anunciado em pleno Europeu! Então Scolari pediu estabilidade para Ronaldo por causa do Real Madrid e deixa que os ressabiados ingleses rebentem uma bomba destas para desestabilizar a selecção? E eu que nunca vi o Portugal de Scolari jogar tão bem. O dinheiro realmente tem muita força. Por dinheiro esquece-se tudo!

Mas no fundo fico contente. Já estava farto deste treinador fraquinho! Já vais tarde!! Gostava que encontrasse o Mourinho na Liga dos Campeões, seria espectáculo... O homem vai destruir o Chelsea do mafioso, com os seus grandes conhecimentos tácticos (lol)...

Bruno Pinto disse...

Agora percebe-se porque é que Scolari aconselhou Cristiano Ronaldo a ir para o Real Madrid...

Anónimo disse...

Big Phil é o cara. durante cinco anos pegou um time medíocre e levou às finais da Euro e ao quarto lugar do Mundial. o que era Portugal antes deles? saudosos do moçambicano Eusébio, nada mais.

um time medíocre, uma seleção medíocre, um lugarzinho medíocre. Scolari fez mais por vocês do que todos os treinadores anteriores, juntos, somados.

Enquanto isso, o bobo e decadente do Mourinho pegou o time mais sem graça da Itália. Sem graça, aliás, como ele e os seus compatriotas. E para mostrar que Scolari tem caráter levará seu horroroso time, no mínimo, até às quartas.

Vai Felipão, voa para um país civilizado. De Portugal nada de bom se traz. Infelizmente vieram pro Brasil. Povinho...

Ha ha ha!!!

Bruno Pinto disse...

Ó Rubens Leme, ainda deves andar aziado com as vitórias de Portugal, não é? E mais aziado ficas quando vês que Cristiano Ronaldo vai ser considerado o melhor do mundo este ano, é ou não é, artista?
Para quem dizia que o Cristiano era uma piada, não era objectivo e era mais um artista de circo, realmente os 45 golos (acho eu, já perdi a conta...) que já marcou nesta temporada, ter ganho a Premier League e a Champions, ter sido o melhor marcador nestas duas competições, ter sido o melhor jogador da Premier, etc, etc, etc, devem dar-te uma azia do caraças e constata-se agora a figurinha triste que fizeste!!

Começa a beber menos!! Além do mais, és um (pseudo)jornalista com quase 40 anos, já tens idade para ter juízo. E demonstras ser profundamente ignorante, o que é sempre bom para a disposição de quem te lê. Não te confundo com o maravilhoso povo brasileiro!

Vitor disse...

Grande vitória de Portugal!
Pelo menos as meias-finais já devemos conseguir,porque nos quartos devemos escapar à Alemanha. Mas a jogar assim, começo acreditar no título! A ver vamos...
Acho que o MVP de hoje foi o Deco e não o Ronaldo.
O Scolri bem podia adiar o anúncio da sua contratação para depois do Euro, pois acho que isto vai desestabilizar um bocado os jogadores. O Scolari não se vai dar bem no chelsea,mas ele lá sabe.
Agora,quem será o nosso novo seleccionador? Não há nemhum português que lá queira ver...
Por fim, Bruno Pinto, fico contente que estejas de volta ao activo no blog, pois desde que tomei conhecimento dele que me tornei fã!

Mário Ventura disse...

O timing foi mau, é certo, mas não tão mau quanto parece. Scolari cumpriu os mínimos para este Euro (quartos-de-final), tudo o que vier agoa é por acréscimo e fico tentado mesmo a dizer que o timing pode mesmo servir como motivação-extra para dar a despedida que o Felipão tanto merece... pelo menos, os jogadores do seu "Clube Portugal" assim pensam.

Anónimo disse...

mostrei esse seu blog ridículo pra jornalistas brasileiros e riram de se matar ao ler suas linhas horríveis.

vamos até montar um blog conjunto chamado "A Bola Quadrada" e o primeiro texto será "escritos de uma anta". será uma coletânea dos seus "melhores momentos"..

e nem fala nada da virada de mesa vergonhosa que o Porto tenta para jogar a Champions.

valeu Fimose, suas besteiras serão prato cheio...

amante de Emo... aliás, o que seria o futebol português sem os brasileiros? tirando Scolari, Deco, Pepe e Eusébio, não sobra nada do futebol lusitano. só torcedor como você.

ha ha ha

Anónimo disse...

Eusébio, é moçambicano, claro, mas o futebol de vocês sempre foi nota 3,5 pra baixo...

Anónimo disse...

conseguiram perder da Suiça!!! agora serão esmagados pela Alemanha!!! avante germânicos, esmaguem os cravos com seus tanques!!!

FutbolLatino disse...

Ola.
Estou dando uma pesquisada nos blogs da rede, pois comecei um projeto novo através do blog www.futebolatino.blogspot.com . Achei demais o seu blog, muito interesante, bem escrito e com um layout bem legal.
De uma olhada no meu blog, caso queira dar alguma dica, fique a vontade. Se tiver interesse em trocar links, seria uma honra.

Um abraço e continue fazendo este excelente trabalho.
Abraço
Gustavo - Futebol Latino

Gerson Sicca disse...

Talvez a derrota no último jogo tenha o seu lado positivo. Vai evitar o salto alto dos jogadores. Agora vem chumbo grosso.
Abraço

Vitor disse...

Boas!
Quem raio é esse brazuca terceiro-mundista para vir mandar bocas aos portugueses?! Vai para a favela! Só sois bons é mesmo na bola, de resto sois um país do terceiro mundo! Nem falar sabeis!

Anónimo disse...

Oieee bom dia!
tudo bem com você??
Adoreiiiii seu blog :P
perfeito ehehhe..
Portugual vai ser Campeão da Euro
torçoo por eless..e pelo Cris rs..
Topaz fazer parceria??
Beijoss e te espero no meu heim..
=)