segunda-feira, 16 de julho de 2007

BRASIL À EUROPEIA


BRASIL - ARGENTINA 3 - 0
Final da Copa América 2007
15 de Julho de 2007
Estádio Pachencho Romero (Maracaibo)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Brasil: Doni; Maicon, Alex, Juan, Gilberto; Mineiro, Elano (Daniel Alves 33'), Josué, Júlio Baptista; Robinho (Diego 89'), Vágner Love (Fernando 88'). Tr: Dunga
Argentina: Abbondanzieri; Javier Zanetti, Ayala, Gabriel Milito, Heinze; Mascherano, Verón (Lucho González 65'), Cambiasso (Aimar 58'), Riquelme; Tévez, Messi. Tr: Alfio Basile
Ao intervalo: 2 - 0
Marcadores: 1 - 0 Júlio Baptista 4', 2 - 0 Ayala 40' pb, 3 - 0 Daniel Alves 68'
CA: Alex 36', Mascherano 41', Doni 50', Gilberto 54', Júlio Baptista 66', Tévez 75, Josué 81'


O Brasil venceu a pobre Copa América pela quinta vez nos últimos dez anos, acentuando ainda mais o seu domínio no panorama do futebol sul-americano. Na final, a selecção canarinha deu uma imagem bem diferente da que patenteou durante toda a competição e, contra todos os prognósticos, derrotou a poderosa Argentina por claros 3 - 0.

Dunga e Basile apresentaram para o jogo decisivo dois sistemas semelhantes, assentes num 4-4-2 em losango no meio-campo. Ambos os losangos constituídos por um médio-defensivo (Mineiro e Mascherano), dois interiores, dos quais um (Josué e Cambiasso) mais conservador que o outro (Elano e Verón) e um médio-ofensivo (Júlio Baptista e Riquelme). Com os dois esquemas perfeitamente encaixados no sector médio, tornava-se evidente que, para além da dinâmica colectiva e da própria inspiração individual dos jogadores, quem conseguisse catapultar os seus laterias com mais intensidade para o ataque, poderia levar vantagem sobre o rival. Ora Maicon e Gilberto fizeram exibições de grande nível, o mesmo já não se poderá dizer de Zanetti e Heinze...

Apesar de o 'escrete' ter estado melhor e ter justificado inteiramente a vitória, a verdade é que a sorte esteve do seu lado, pois começou o desafio praticamente a ganhar e pode agradecer a Deus não ter consentido o empate logo a seguir. Aos 4 minutos, Maicon lança longo para Júlio Baptista que se desembaraça de Ayala e atira cruzado para as redes de Doni. Um grande golo que poderia ter sido imediatamente anulado, mas Riquelme atirou ao poste, após bela iniciativa de Messi e assistência de cabeça de Verón. Dizem que Deus é brasileiro e pela amostra começo a acreditar seriamente nessa possibilidade (não esquecer a meia-final frente ao Uruguai através das grandes penalidades).

A Argentina tem então um período em que se instala no meio terreno contrário, embora sem nunca conseguir ser perigosa nem mostrar um futebol ligado e fluído. Vivia apenas de algumas arrancadas de Messi, que também cedo mostrou não estar nos seus melhores dias. Mas mesmo este domínio territorial foi sol de pouca dura. A partir do quarto de hora, o Brasil começa positivamente a mandar no jogo. Revelando grande maturidade táctica, controlo emocional, superior solidariedade colectiva e maior entrega ao jogo e vontade de vencer, talvez espicaçados pela crítica feroz de que foram alvo, os comandados de Dunga arrancaram para uma exibição inteligente e pragmática, bem ao estilo do que hoje exige o futebol moderno, bem à imagem do futebol europeu virado para o resultado. Mineiro secava Riquelme, Elano e Josué exibiam grande disponibilidade para percorrer quilómetros no meio-campo e os laterais Maicon e Gilberto aproveitavam as autênticas avenidas abertas pela passividade adversária. Os argentinos denotavam lentidão, não pressionavam convenientemente o portador da bola, pelo contrário, eram eles os próprios a serem envolvidos pelos brasileiros, levando ao desaparecimento progressivo de homens como Riquelme, Messi ou Tévez. E quando o conjunto não funciona, não há ligação entre os diferentes sectores, parece que existe um espaço enorme entre cada elemento, cada um votado à sua sorte, sem apoio nem alternativa, por mais que a sua vontade seja a de ajudar a equipa.

Quando o jogo estava morno, sem grandes oportunidades de golo e com poucos motivos de interesse, Riquelme resolve dar um pontapé na monotonia e lá conseguiu criar um momento de aperto junto da baliza canarinha, com um belo remate à entrada da área, tendo valido a apurada elasticidade de Doni. Todavia, pouco depois, com a eficácia de que já falei, o Brasil aumenta para 2 - 0 e dá mais uma machadada na confiança alvi-celeste. E foi logo com um autogolo de Ayala para a depressão ser ainda maior. Mérito para o cruzamento de Daniel Alves, entretanto entrado para o lugar de Elano, e que se revelou uma aposta ganha do técnico brasileiro.

Chegou o intervalo e reclamei para mim a entrada de Crespo, na tentativa de abrir a frente de ataque argentina. A perder por duas bolas, era hora de Basile arriscar tudo para os derradeiros 45 minutos e alterar o sistema para uma matriz mais arrojada. Mas tal não aconteceu e o onze argentino manteve-se o mesmo para a segunda metade! Primeiros dez minutos e nada de novo aconteceu: Argentina perdida e desligada, Brasil motivado, dono e senhor do jogo. Cambiasso e Verón eram incapazes de assegurar a transição ofensiva, Riquelme jogava completamente parado e era engolido pelos incansáveis brasileiros. Aliás, abro aqui um parênteses para dizer que está justificado o facto de o melhor jogador a actuar na América do Sul não ter vingado numa equipa de topo europeu como o Barcelona e ter tido necessidade de descer para o Villarreal. O homem está desfasado daquilo que é o futebol actual, brilha no continente americano pois lá joga-se um futebol sem velocidade, onde importa a capacidade técnica e nunca a dinâmica e velocidade de jogo.

Aos 58 minutos, o seleccionador argentino, que nunca antes havia perdido um encontro da Copa América, lá se decidiu por lançar sangue novo na sua equipa: troca Cambiasso por Aimar e, mais tarde, Verón por Lucho. Apesar de ter conferido um cariz ligeiramente mais ofensivo ao seu conjunto, o certo é que Basile trocou jogadores de posições idênticas e não alterou o sistema, mantendo o 4-4-2, quando a meu ver se impunha um 4-3-3 com Tévez, Crespo e Messi na frente, ou mesmo um 3-3-4 com o acrescento de Diego Milito pela saída de um defesa (possivelmente o desastrado Gabriel Milito, já que Heinze fecha bem ao meio). Não foi o que aconteceu e a Argentina nunca se encontrou, tendo realizado uma péssima exibição durante todo o segundo tempo. O Brasil apostava agora em contra-ataques rápidos e sempre venenosos. Num deles, o mal-amado Vágner Love isola Daniel Alves com uma assistência soberba, tendo o (ainda) sevilhano desferido um certeiro remate ao poste mais distante. 3 - 0!

Pouco depois, o apito final do paraguaio Carlos Amarilla. A inteligência quase científica da selecção de Dunga, o pragmatismo, a eficácia e a mentalidade vencedora imposta aos jogadores canarinhos (qual equipa europeia), acabavam de arrasar a melhor selecção da Copa América, quer em futebol jogado até aí, quer em quantidade de estrelas por metro quadrado. A forma como o Brasil se exibiu fez-me lembrar o FC Porto campeão europeu de José Mourinho e não foi em vão. O Brasil fez a festa justamente.

O portista Helton, mesmo sem ter actuado, e o prodígio Anderson são campeões sul-americanos. Um título de importância relativa quando comparado com o título europeu ou mundial, mas certamente muito saboroso para a selecção brasileira, mais a mais olhando aos incessantes ataques de que foi vítima pelos seus próprios compatriotas dos mais diversos quadrantes. A Argentina foi a melhor equipa presente na Venezuela, mas o Brasil é o campeão, com Robinho a ser o melhor jogador e o melhor goleador com 6 tentos apontados. E o que é que fica para a história?

14 comentários:

quintarantino disse...

Para a História fica que o Brasil foi campeão - se calhar, avaliando o percurso todo, sem merecer - e que Ronaldinho Gaúcho e Kaká são bem capazes de se terem "tramado" com a história do pedido de dispensa!

Anónimo disse...

Ora, ora, o blog daquele que a ma~e era amante de um padeiro negro brasileiro e que todo dia dedicava a este horas de seu buço superior e inferior.... me contaram que você era a entrada dele e por isso é tão apaixonado por brasileiros, além de homossexual e recalcado. Sem falar que é tão feio que nem as meretrizes querem nada com ti!!! passarei sempre aqui para te relembrar suas origens.

Paulo Pereira disse...

Olá, ainda bem que estás de regresso,

A Copa América, mais uma vez, furou expectativas, tão fraquinhos foram os espectáculos. O Brasil, titubeante, lá conseguiu, mais uma vez, a presença na final para, de forma surpreendente, derrotar a fortíssima equipa Argentina, claramente favorita. Riquelme foi, como dizes, um jogador banal, sem ritmo de jogo, incapaz de dar um safanão na monotonia, provando de forma involuntária que o afastamento do Barça não se deu por acaso. Brilhou Robinho, melhor marcador da competição, eclipsou-se Diego, novamente incapaz de se assumir como o jogador fundamental que propagandea, a cada entrevista que dá. Anderson poucas oportunidades teve de brilhar, mas a sua juventude e qualidade de certeza lhe darão novas e melhores oportunidades no futuro.
Destaco o momento do 1º golo do Brasil, que teve um cunho importante na partida. Obtido cedo, serenou os brasileiros, enervando os argentinos, incapazes de mostrarem na final o que tinham feito até ali, com 5 vitórias seguidas. E Julio Baptista, que não se impôs no Real nem no Arsenal, mas por quem nutro uma admiração enorme, seria um reforço fabuloso para o nosso Porto. Não achas?

freamunde allez disse...

Está muito interessante o blog, só é pena dar pouco ou nenhum destaque ás divisoes inferiores, no minimo a liga vitalis!

Saudações freamundenses!

Bruno Pinto disse...

Paulo, plenamente de acordo, Júlio Baptista é um jogador que me agrada e seria um prazer vê-lo de dragão ao peito. No entanto, se isso implicar a saída do Quaresma, é óbvio que prefiro que as coisas se mantenham como estão. Mas que é um belo executante, disso ninguém duvida. Poderia encaixar na perfeição no sistema de Jesualdo como médio-ofensivo ou como avançado.
Já agora, este anónimo dá pelo nome de Rubens Leme, é um pseudo-jornalista brasileiro, frustrado e de mal com a vida do lado de lá do Atlântico! Anda com azia desde que eu fui ao blog dele defender o Cristiano Ronaldo e então desata a mostrar a educação que a mãezinha lhe (não) deu. Nem me dou ao trabalho de barrar comentários, divertirmo-nos à custa de tais personagens também faz parte! Gato Fedorento parte II!! É só rir...

quintarantino disse...

Amigo Bruno Pinto, lembre-se da justiça de Fafe.
Se o autor dos insultos está identificado, varapau "virtual" nas costas!
Lamentável, lamentável.

PB disse...

Finalmente de regresso!!! Um abraço

Gerson Sicca disse...

Bruno, obrigado pela visita ao meu blog. Li a tua postagem e achei a melhor análise sobre a final. Só vou adicionar uma coisa: no padrão de jogo dos argentinos os laterais sobem pouco e ficam para proteger a defesa(Heinze é o melhor exemplo). A seleção e o Boca, só pra dar dois exemplos, sempre jogam assim. Basta ver os jogos da libertadores.
Na Argentina, quem chega mesmo são os volantes. E como Dunga sabia disso, congestionou o setor de meio-campo.
Não conheço Portugal, mas tenho um grande amigo português aqui no Brasil. Todo mundo q atravessa o Atlântico e volta fala maravilhas do país-irmão. Em 2006 torci muito por Portugal na Copa.
Grande abraço, e visite mais vezes o limpo no lance, Lá falo um pouco de futebol em geral e do meu time do coração, o glorioso Internacional de Porto Alegre, campeão do Mundo de 2006, assim como o teu grande Porto em 2004.

Anónimo disse...

Como queria esse mal-amado Vagner Love no meu time.

Ótimo Blog!

Abraços

Gerson Sicca disse...

Bruno. já coloquei o teu link no blog. Voltarei aqui mais vezes.
Grande abraço

Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we possess been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a long leisure for the time being and recollect how to harness the colossal power of Xrumer and adapt it into a Cash machine.

We also provide the cheapest prices on the market. Many competitors see fit charge 2x or consistent 3x and a end of the time 5x what we responsibility you. But we have faith in providing enormous accommodation at a low affordable rate. The whole point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we train to support that thought in mind and provide you with the cheapest censure possible.

Not just do we cause the best prices but our turnaround occasion for the treatment of your Xrumer posting is wonderful fast. We compel take your posting done in the forefront you know it.

We also provide you with a roundish log of successful posts on manifold forums. So that you can catch a glimpse of also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to benefit your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can trust to apprehend thousands upon thousands of backlinks in behalf of your site. Scads of the forums that your Location you settle upon be posted on oblige acute PageRank. Having your link on these sites can really help found up some top-grade quality recoil from links and as a matter of fact boost your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your instal more and more popular. And with this inflate in reputation as superbly as PageRank you can keep in view to appreciate your milieu definitely downright high-pitched in those Search Motor Results.
Transport

The amount of transportation that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your plat to tens of thousands of forums. With our higher packages you may even be publishing your site to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 collection on a popular forum last will and testament usually rig out 1000 or so views, with announce ' 100 of those people visiting your site. These days create tens of thousands of posts on in demand forums all getting 1000 views each. Your traffic liking go sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or singular far your site. Assume how divers sales or leads you can fulfil with this considerable loads of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine friendly to be picked and profited from.

Remember, Shipping is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR INFERIOR BURST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Laggin Downloads With NZB Downloads You Can Hastily Find High Quality Movies, Console Games, Music, Applications and Download Them at Blazing Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

Anónimo disse...

Infatuation casinos? estimate this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and film online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also spear our original [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] disdain at http://freecasinogames2010.webs.com and overwhelmed landlady incredibly improper !
another voguish [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] decline is www.ttittancasino.com , as a substitute representing of german gamblers, bounds magnanimous online casino bonus.

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] autonomous no set aside reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino
[/url].