sábado, 11 de agosto de 2007

PREMIER LEAGUE 2007-08 - RONALDO vs MOURINHO


Tudo a postos para começar o melhor campeonato do maior espectáculo do mundo. Para um amante puro de futebol não há nada mais excitante que ver os jogos desta liga. Já sentíamos falta da maravilhosa Premier League, que promete ser esta temporada melhor do que nunca. Ao longo de 38 jornadas, fantásticos jogos definirão o novo campeão inglês, numa maratona que nos irá entrar em casa todas as semanas para que nos possamos deleitar e apaixonar. Manchester United e Chelsea: dois galos para um poleiro. Liverpool e Arsenal são candidatos crónicos, mas a meu ver poucas possibilidades terão de ombrear com os dois mais fortes.

O Manchester United parte como principal favorito à conquista do ceptro. Campeão em título, o conjunto orientado por Alex Ferguson acrescentou algumas mais-valias importantes à já imensa capacidade demonstrada em 2006-07, quando colocou termo à senda vitoriosa dos 'blues' na Premiership. Anderson (ex-FC Porto), Nani (ex-Sporting), Hargreaves (ex-Bayern Munique) e Tevez (ex-West Ham) são as contratações mais sonantes do United, operações que significaram um brutal investimento financeiro de Malcolm Glazer, proprietário do clube. Está em ebulição uma equipa ainda mais espectacular que a que vimos em tempos recentes. O talento somado de todo o conjunto, adicionado à mestria de Ferguson e Queiroz e impulsionado pelo inferno de Old Trafford dará seguramente uma máquina de futebol difícil de suster.

Na baliza ,Van der Sar continua com as suas faculdades intactas apesar da idade, como comprovaram os três penalties defendidos na recente vitória da Supertaça Inglesa, diante do Chelsea. Na defesa, Rio Ferdinand segue como autêntico patrão, não sendo de descurar nomes como Vidic, Gary Neville, Evra ou Heinze (muito pretendido pelo Liverpool). No centro do terreno, Carrick, Fletcher, o reforço Hargreaves e o sensacional Scholes asseguram uma luta pela titularidade que só beneficiará o colectivo. Em princípio, apenas dois deles jogarão em simultâneo. Nas faixas laterais, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, vai continuar a reinar e a calar os seus detractores. Desta feita, vinte golos foi a aposta com Ferguson. Giggs será, à partida, o simétrico do português no campo, embora a magia de Nani e a velocidade de Ji-Sung Park possam vir a ser muitas vezes vistas nos relvados britânicos. Na frente, a dupla terrível formada por dois génios rebeldes: Rooney e Tevez, ou o sonho de qualquer treinador. Saha e Solskjaer vão ter que esperar pela sua vez, que pode demorar a chegar... Neste sistema 4-4-2, clássico e bem aberto nas alas, Anderson terá algumas dificuldades em se impôr pela posição que ocupa. Pode sempre jogar descaído para a esquerda, na zona de Giggs. Ou então esperar que Ferguson monte a equipa em 4-3-3, algo que na temporada transacta sucedia com frequência. 'Dream Team'? Equipa imbatível?

Tem a palavra o Chelsea de José Mourinho. E quando se trata do 'Special One' o melhor é ficar de pé atrás. Convém às gentes de Manchester não lançar já os foguetes. Podem levar com as canas! Mourinho estará mais motivado que nunca para voltar a ganhar. Não só para colocar em sentido os rivais e fazer os tablóides sensacionalistas baixar a crista, como também para resolver certas questões internas que nós cá sabemos. A política do Chelsea mudou de conceito. Deixou os gastos astronómicos e as contratações-bomba a cargo do rival United e adquiriu cirurgicamente homens necessários no plantel, sedentos de uma glória ainda não alcançada e sem gastar exorbitâncias. Pizarro (ex-Bayern Munique), Ben Haim (ex-Bolton), Sidwell (ex-Reading), Malouda (ex-Lyon) e Alex (ex-PSV Eindhoven) são os novos da formação. E o que é que isto dá?

Na baliza, Petr Cech, ponto sem discussão. O português Hilário vai ter que ser paciente, até porque tem ainda Cudicini à sua frente. No sector defensivo, dois tugas com ambições de titularidade: Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho. Este continuará de pedra e cal no eixo ao lado do capitão Terry. Mas dada a longevidade da temporada, a multiplicidade de competições e as próprias contingências do jogo, Alex e Ben Haim terão francas hipóteses de actuarem também. Já o lateral-direito deverá contar com a forte oposição de Glen Johnson e Lassana Diarra, apesar de, na minha opinião, devesse ser o titular absoluto pela categoria que possui. Do lado canhoto, Ashley Cole para jogar regularmente e Bridge para entrar de quando em vez. Do meio-campo para a frente, surge a dúvida motivada pelo esquema escolhido. 4-4-2 em losango ou 4-3-3 aberto, eis a questão. Mourinho tem a turma rotinada no 4-4-2 da época passada, mas talvez não resista a algumas incursões pelo sistema que utilizou quando chegou a Inglaterra e que tão bons resultados originou. Para o sector médio, Makelele, Obi Mikel, Essien (portentoso jogador), Ballack (muito cobiçado pelo Real Madrid), Sidwell, Joe Cole e Lampard, constituem opções de valor altíssimo. Para a frente de ataque, Pizarro, Shevchenko, Wright-Phillips, Kalou, Malouda (pode também jogar no meio-campo como interior-esquerdo) e o fabuloso Drogba, o tal que esteve quase a vir para o FC Porto (tentei ter piada, mas admito não o ter conseguido)! Robben é uma daquelas novelas sem aparente fim à vista, ora fica no Chelsea, ora vai para o Real Madrid, portanto fico sem saber em que plantel enquadrá-lo. O United pode ser uma equipa de sonho mas o Chelsea não andará lá muito longe.

Como referi, do meu ponto de vista, o título é questão a decidir entre 'red devils' e 'blues', num duelo que se antevê feroz. O Liverpool está uma equipa superior à do ano passado. Manteve Gerrard, Mascherano e Riise, só para falar nos melhores. Contratou Fernando Torres, um avançado espanhol de categoria ímpar, por 36 milhões de euros, além das fortes apostas em jovens promissores como o holandês Babel ou o brasileiro Lucas. No entanto, a minha previsão é que ainda não vai ter andamento para aguentar 38 longas jornadas lá no topo, lado a lado com os rivais mais fortes. Acerca do Arsenal, pouco há a dizer para além da constatação de que a saída de Henry para o Barcelona matou quaisquer aspirações que Arsene Wenger pudesse ter em conquistar um título que já foi seu. Fabregas e Van Persie são do melhor que há no futebol europeu, mas não são como o Cristiano Ronaldo, que ganha a Premier League 'sózinho'! Assim, concentremo-nos na luta pelo título:


MANCHESTER UNITED

Principal estrela: Cristiano Ronaldo.
Onze-tipo (4-4-2): Van der Sar; Gary Neville, Rio Ferdinand, Vidic, Evra; Hargreaves, Scholes, Cristiano Ronaldo, Giggs; Rooney, Tevez.
Principais opções: Carrick, Anderson, Nani, Park, Saha.
Treinador: Alex Ferguson.
Comentário: para a maioria é o principal candidato ao título, algo que se entende perfeitamente. Se é o campeão em título, não perdeu ninguém importante e ainda se reforçou com executantes insuspeitos, é difícil não se considerar o United o candidato nº1.


CHELSEA

Principal estrela: Lampard.
Onze-tipo (4-4-2): Cech; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Terry, Ashley Cole; Essien, Lampard, Malouda, Ballack; Shevchenko, Drogba.
Principais opções: Alex, Obi Mikel, Joe Cole, Kalou, Pizarro.
Treinador: José Mourinho.
Comentário: estou com um 'feeling' que o Chelsea vai reconquistar o título, algo que advém principalmente da sede de vencer e auto-motivação de Mourinho. Será um dos maiores desafios da sua carreira. Uma nota: se Ballack sair, o que não acredito, avança Joe Cole para o onze-base.


Faltam apenas umas horas para começar este grande espectáculo. As melhores equipas, os melhores jogadores, os melhores treinadores com os seus 'mind-games' da praxe, os estádios cheios, um ambiente absolutamente demolidor, o amor pelo jogo e o sentido de 'fair-play', tudo numa só competição, a melhor liga de futebol do mundo. Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal, Tottenham, Aston Villa, Newcastle, Portsmouth, Blackburn, Everton, Bolton, Fulham, Birmingham, Manchester City, Sunderland, West Ham, Reading, Wigan, Middlesbrough e Derby County. Façam o favor de começar!

2 comentários:

Paulo Pereira disse...

E já começou, com bom futebol e golos espantosos. Concordo com a tua análise, mas junto-lhes o Liverpool. Eu sei que a síndroma interna, que tem impedido a equipa de Benitez de ter sucesso no campeonato, é um factora ter em conta, mas também, pela 1ª vez, ouço o técnico espanhol a assumir a cancidatura ao título, e isso não é de desprezar. O Liverpool reforçou muito, e bem. Avançados de criar inveja a nós, k ansiamos tanto por um matador. Fernando Torres, Ryan Babel e Voronin, k se juntam ao excelente Kuyt. Um meio-campo forte, com Gerrard (ainda ontem decisivo), Xabi Alonso, Sissoko e Mascherano, bons extremos, uma defesa coesa, podem tornar o conjunto da cidade dos Beatles num adversário temível. Se a sorte lhes der uma ajundinha...
O Chelsea, este ano, parece-me um caso atípico, para uma equipa comandada por Mourinho. Indefinições em torno de Robben, contratações efectuadas com a época já a decorrer mas, mesmo fustigado por nova onda de lesões, parece-me ser efectivamente o grande rival do MU. Tem um plantel equilibrado e, com Mourinho no banco, já se sabe: vão a todas!
Do Manchester, já tu dissecaste tudo. Uma equipa de sonho? Se não é, anda por lá perto. Então aquele ataque explosivo, com Rooney e Tevez, com Giggs e Ronaldo nos extremos, é de deixar kk um a salivar por mais. Parece-me que Anderson pode ter algumas dificuldades para se impor, mas o facto de Alex Ferguson já o ter convocado hj, para o jogo com o Reading, é um bom prenúncio para o jovem prodígio.
Vai ser, tenho a certeza, um campeonato fabuloso. Jogadores para todos os gostos, muitos nomes a decorar, jovens promessas a seguir, enfim, fins de semana intensos, não fosse este, para mim, o MLEHOR ESPECTÁCULO DO MUNDO!

ps: Impressionou-me, ontem, o Manchester City. Eriksson continua a ser um senhor no banco, tendo ali uma bela equipa, que será um osso duro de roer para kk adversário. Elano no meio-campo a brilhar, com os produtos da cantera - Micah Richards (atenção a este) e Onohua - a fazerem um belo jogo, a 2ª equipa de Manchester poderá ser uma surpresa na luta pela Europa.

Um abraço e desculpa lá o comentário demasiado longo

Filipe Soares disse...

Ora boas... Sim, este é mesmo o maior espectáculo do mundo. Todos os jogos da 1ª jornada tiveram lotação esgotada e está tudo dito. O Manchester desiludiu e não conseguiu marcar. Ronaldo e Nani, apesar de tudo, muito bem! Chelsea, Liverpool e Arsenal ganharam e já deixaram o campeão para trás. Mas isto está agora a começar, o Manchester é o meu favorito na mesma. E atenção ao Liverpool, está muito forte com El Nino Torres, e o miúdo Babel também é bom de bola.