sexta-feira, 10 de agosto de 2007

PRIMEIRO TROFÉU


É já amanhã que se decide o primeiro troféu de 2007-08. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, será o palco das emoções, onde se defrontarão FC Porto e Sporting para a Supertaça Cândido de Oliveira. Após as movimentações do defeso e os jogos/torneios de preparação, está aí a primeira competição oficial da temporada. O aprumo das equipas prossegue em ritmo acelerado.

No FC Porto, Farías é o único indisponível, a contas com uma lesão contraída no Torneio de Roterdão. De fora ficam igualmente outros nomes, uns mais sonantes que outros. Lucho González é talvez a principal surpresa reservada pelo técnico azul e branco. Com apenas uma semana de treinos, foi entendido que a sua condição está ainda aquém do exigível para um desafio desta importância. Vai fazer falta mas entendo a opção. Postiga foi também arredado da lista de convocados, ficando o centro do ataque a cargo de Adriano e Edgar. Para quem - como eu - ainda tinha dúvidas sobre a posição de Jesualdo face ao avançado que lhe deu diversas vitórias na época passada, ficou certamente esclarecido. Postiga é uma carta fora do baralho de Jesualdo e a sua saída apenas depende do aparecimento de uma proposta aceitável, até porque nem sequer teve direito a um número de camisola. É pena! Stepanov, Lino e Luís Aguiar ficam igualmente a torcer por fora. Se relativamente ao sérvio pode alegar-se o menor tempo de trabalho face aos companheiros, no que respeita aos outros dois, parece que começam a ficar para trás. Reconheça-se também que aquilo que mostraram até agora não foi nada famoso, daí que a sua exclusão da Supertaça não me espante.

O onze está praticamente encontrado, havendo apenas uma dúvida no meio-campo entre Leandro Lima e Kazmierczak, estando eu mais inclinado a pensar que Jesualdo escalará o polaco para a constituição inicial, embora eu preferisse o '10' brasileiro. Assim, o FC Porto deverá subir ao relvado da seguinte forma: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile; Paulo Assunção, Raúl Meireles, Kazmierczak; Quaresma, Adriano, Lisandro. Como opções existem Nuno, João Paulo, Cech, Bolatti, Leandro Lima, Mariano González, Tarik e Edgar, sendo que um deles vai ficar forçosamente na bancada.

No Sporting as indefinições também são escassas. Apenas nas laterais permanece alguma dúvida. Abel ou Pedro Silva? Possivelmente o segundo. Had ou Ronny? Talvez o primeiro. Desta forma o onze será o seguinte: Stojkovic; Pedro Silva, Tonel, Anderson Polga, Had; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Romagnoli; Liedson, Derlei.

Partindo do pressuposto que ambas as equipas apresentarão os seus sistemas habituais, convém que Jesualdo encontre soluções para não se repetir a superioridade numérica no meio-campo observada no último confronto entre 'dragões' e 'leões', na época passada, na derrota do FC Porto em casa por 1 - 0. E tal consegue-se, ora com a subida de um lateral para encostar no respectivo interior leonino, ora com o abaixamento de um extremo, dependendo da situação de jogo. É preciso não entrar a nanar!

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, amanhã, 21 horas. A não perder o primeiro título da temporada para o FC Porto. É esta a minha convicção, apesar de Bruno Paixão...

12 comentários:

Ricky_cord disse...

Oxalá te enganes na tua previsão :-), apesar de mais uma boa análise. Já se sabe que Had não vai jogar de certeza, pois nem sequer convocado foi, tal como Purovic.

Bruno Pinto disse...

Quando fiz o post ainda não se sabia a lista de convocados do Paulo Bento. Sendo assim, deve jogar o Ronny na esquerda, mas também não me admirava nada que o Abel fosse desviado para a outra faixa. Vamos lá ver...
Quanto à previsão espero não estar enganado, começar bem é sempre um tónico para o resto da época.

Anónimo disse...

Apesar de ser benfiquista, estou com alguma curiosidade para ver este jogo. Acho que o Porto vai ganhar, mas eu preferia que fosse o Sporting. Mal por mal...

Ricky_cord disse...

Bruno, se bem reparas-te desta vez não disse que tinhas errado. Sei que a convocatória ainda não tinha saído. Quanto ao Abel na esquerda, acho que o Paulo Bento não vai fazer essa experiência logo frente ao Porto.

Paulo Pereira disse...

Como dizes, apesar de Bruno Paixão...
Quer queiramos ou não, esta nomeação não pode, nem é, inocente. Colada às recentes declarações de Soares Franco, no rescaldo do torneio do guadiana, faz todo o sentido. Condicionado já o árbitro entra. Se nos lembrarmos de seguida daquele tristemente célebre jogo em Campomaior, aí é que a minha preocupação aumenta...
Debruçando-nos sobre o jogo, o que realmente interessa, confesso que o Sporting me impressionou, no 1º derby da época, contra o SLB. Izmailov deixou água na boca, fazendo crer que facilmente fará esquecer Nani. Gostei de Pedro Silva, quo qual não tinha referências nenhumas, apesar da passagem dela pela Briosa. Quanto ao Porto, já se sabia que pior início era impossível. Depois da Supertaça, aqueles 3 jogos iniciais da superliga são de enorme grau de dificuldade. Para piorar a situação, Jesualdo foi recebendo os reforços am conta-gotas, não tendo ainda praticamente tido oportunidade de trabalhar com Lucho. É uma baixa importante - ninguém faz como ele aquela posição no meio-campo - mas confio que, com esforço, espírito de sacrifício e grande entreajuda, venceremos. Acima de tudo, espero que seja um bom espectáculo e, de preferencia, sem casos.

Uma braço,

Felipe Moraes disse...

Boa análise da primeira disputa por título nesta temporada. Acredito que o Porto sairá com a vitória.

Sobre o Campeonato Português, vou escrever algo nos próximos dias.

Abraço, Felipe Leonardo

Filipe Soares disse...

Bruno, acho que o Porto tem tudo para ganhar ao Sporting amanhã. Vou ver o jogo a Leiria... Espero que não seja dinheiro mal gasto...
Sobre o onze, concordo contigo, gostava que o Jesualdo pusesse o Leandrinho, mas tenho dúvidas disso. Até mesmo o Mariano González podia ser uma boa opção para médio ofensivo, mas deve ser o Kaz a jogar... É a tal altura... No Sporting, temo mais é o Liedson, mas o B.Alves vai estar de olhos bem abertos. Acredito na vitória.

Sérgio de Oliveira disse...

Bruno :

A nossa paixão é superior !

Bruno Pinto disse...

Azul Dragão, bons olhos te vejam! A nossa paixão é, de facto, superior a um qualquer Paixão de Campo Maior. Foi a arbitragem mais escandalosa de sempre! Um tal de José Soares a violentar o Jardel o jogo todo, faltas dentro da área e o gajo nada! Incompetente! Mas continua a arbitrar... Jogos destes ainda por cima...

Sérgio de Oliveira disse...

Bruno :

...Já se passaram alguns anos e o homem cresceu.

Daquelas (arbitragens) não se voltaram a ver .

Ainda bem !

PB disse...

Aguardo este jogo com enorme expectativa, mas tal como referi no meu blog não espero que seja um jogo recheado de golos. Contudo, competitividade não deve faltar. Considero o Porto ligeiramente favorito, mas clássico é clássico...
Obrigado pelo teu comentário no meu blog e quanto ao que disseste da transmissão de jogos dos 'pequenos', só diz issso quem não gosta de futebol, mas sim do clube A, B ou C. Ingelizmente, quase toda a gente em Portugal é assim. Não concordo quando se diz que Portugal é um País que gosta de futebol, os portugueses gostam dos seus clubes, o que me parece bastante diferente. Para quem gosta verdadeiramente de futebol, como é o nosso caso, gosta de conhecer novos valores e equipas que não têm o mediatismo dos 'grandes'. Futebol é futebol. Tal como toda a gente também tenho um clube e se disser que o ano passado fui cerca de 15 vezes a estadios e só uma vez fui ver o meu clube... Devem dizer que sou maluco! ;)
Grande abraço

Gerson Sicca disse...

Bruno, vamos ver como o Porto vai comportar-se na temporada sem o Anderson, que realmente é um jogador muito diferenciado.