quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SORTEIO DA LIGA DOS CAMPEÕES 2007-08


GRUPO A:
Liverpool, FC Porto, Marselha, Besiktas

GRUPO B:
Chelsea, Valência, Schalke 04, Rosenborg

GRUPO C:
Real Madrid, Werder Bremen, Lázio, Olympiakos

GRUPO D:
Milan, Benfica, Celtic, Shakhtar Donetsk

GRUPO E:
Barcelona, Lyon, Estugarda, Glasgow Rangers

GRUPO F:
Manchester United, Roma, Sporting, Dínamo Kiev

GRUPO G:
Inter, PSV Eindhoven, CSKA Moscovo, Fenerbahçe

GRUPO H:
Arsenal, Sevilha, Steaua Bucareste, Slávia Praga


1ª Jornada:
FC Porto - Liverpool
Milan - Benfica
Sporting - Manchester United

2ª Jornada:
Besiktas - FC Porto
Benfica - Shakhtar Donetsk
Dínamo Kiev - Sporting

3ª Jornada:
Marselha - FC Porto
Benfica - Celtic
Roma - Sporting

4ª Jornada:
FC Porto - Marselha
Celtic - Benfica
Sporting - Roma

5ª Jornada:
Liverpool - FC Porto
Benfica - Milan
Manchester United - Sporting

6ª Jornada:
FC Porto - Besiktas
Shakhtar Donetsk - Benfica
Sporting - Dínamo Kiev


Está de volta a mais importante competição de clubes do mundo. Após o sorteio realizado no Mónaco, já se fazem previsões daquilo que poderá acontecer e tenta-se aferir das possibilidades que cada equipa terá nos respectivos agrupamentos. No que aos clubes portugueses diz respeito há, como se pode ver, adversários para todos os gostos, com os mais variados estilos de futebol e dos mais distintos cantos da Europa. Em teoria, o FC Porto foi a equipa com o sorteio mais favorável e o Sporting o que terá uma tarefa mais complicada para alcançar os oitavos-de-final, aparecendo o Benfica numa posição intermédia. Todavia, analisando com critério o nome e valia dos opositores, deve dizer-se que o grau de dificuldade dos grupos A, D e F não será assim tão desnivelado. Há diferenças mas não muito acentuadas e o maior optimismo da generalidade das opiniões no FC Porto, em relação a Benfica e Sporting, prende-se, não apenas com os adverários, mas também com o maior poderio e experiência internacionais dos portistas. É a ideia que me dá.

Disse antes do sorteio que, dos cabeças-de-série, sabendo à partida que qualquer dos oito seria um adversário de respeito, gostava que o FC Porto evitasse o Barcelona e o Chelsea, preferindo, por outro lado, Real Madrid e Arsenal. Pois bem, a 'dragões', 'águias' e 'leões' não calhou em sorte nenhum desses e, na minha opinião, Liverpool, Milan e Manchester United possuem um valor muito similar, talvez com a equipa de Anfield Road um 'furito' abaixo. Mesmo assim, recorde-se que o Liverpool na Champions tem feito consecutivas carreiras extraordinárias e que, esta época, na Premier League, até começou bem melhor que o United. O Sporting apanhou ainda, do pote 2, a Roma, que, sendo um oponente difícil, não será uma turma imbatível, longe disso. Do pote 3, ao FC Porto saiu o Marselha, que era um dos meus desejos juntamente com o Steaua Bucareste, enquanto ao Benfica saiu o Celtic. Ora, não penso que haja grande diferença entre franceses e escoceses. Se por um lado, o Celtic conta com um ambiente caseiro demolidor (atenção que em Marselha também não é fácil), fora de casa julgo que se poderá mostrar bem mais frágil que os marselheses. Acabou por ser satisfatório para ambos, uma vez que Estugarda ou CSKA Moscovo, por exemplo, imporiam outro tipo de argumentos. Do pote 4, acho que o Sporting foi o mais feliz. O Shakhtar Donetsk é sem dúvida o mais forte, podendo revelar-se incómodo nas duas partidas, mas sobretudo no seu reduto. O Besiktas a jogar fora não assusta ninguém, mas na Turquia sempre se mostrou temível, em virtude do fervor dos seus fiéis adeptos. Já o Dínamo Kiev será o mais fraco e o Sporting terá boas chances de ganhar em casa e pontuar fora.


GRUPO A:
Penso que Liverpool e FC Porto lutarão taco-a-taco pelo primeiro lugar, embora os 'reds' assumam algum favoritismo. Marselha e Besiktas são claramente mais fracos e um lugar na Taça UEFA será a meta. Para o conjunto de Jesualdo Ferreira será imperioso ganhar em casa a Marselha e Besiktas e, pelo menos, empatar com o Liverpool logo a abrir, apesar de a vitória estar ao alcance. Fora de casa, tudo o que não seja derrota em Anfield será bom e nos outros campos há que conquistar pontos. Talvez 10 pontos (ou até menos) sejam suficientes para o segundo lugar. Já se percebeu que isto foi uma conjectura pessimista. Na prática, o FC Porto tem obrigação de se qualificar para os oitavos-de-final.
Palpite: 1. Liverpool, 2. FC Porto, 3. Marselha, 4. Besiktas

GRUPO D:
O primeiro posto estará destinado ao Milan sem grande discussão. O Benfica terá, na minha óptica, o dever de se superiorizar a Celtic e Shakhtar Donetsk na luta pelo apuramento. Sete pontos em casa serão o mínimo exigível e, fora de casa, há que procurar pontuar o mais possível com os seus concorrentes directos, já que em San Siro a coisa não será fácil. Oportunidade para o ajuste de contas com o campeão escocês, que na temporada passada inflingiu uma pesada derrota (3 - 0) aos encarnados no Celtic Park e os relegou para a Taça UEFA. Uma tarefa ligeiramente mais complicada que a do FC Porto, mas a obrigação, essa, é a mesma.
Palpite: 1. Milan, 2. Benfica, 3. Shakhtar Donetsk, 4. Celtic

GRUPO F:
Estando o primeiro lugar reservado, invariavelmente, ao colosso onde actuam Cristiano Ronaldo e Nani, cabe ao Sporting lutar com a Roma pela segunda posição deste grupo. O Dínamo Kiev é um dos mais fracos da competição e não deverá escapar ao último lugar. Aliás, diante destes ucranianos, menos de 4 pontos será sempre mau, inclusivé 6 pontos seria mais que aconselhável para a formação de Paulo Bento. Com os italianos, a obrigação é triunfar em casa e com os 'red devils' tentar um pontinho, pelo menos. Reina o discurso dos azarados e 'coitadinhos' no seio dos adeptos leoninos. Se o Sporting quer finalmente fazer algo de relevante entre a elite europeia, tem de ser capaz de se superiorizar à Roma.
Palpite: 1. Manchester United, 2. Sporting, 3. Roma, 4. Dínamo Kiev

GRUPO B:
Palpite: 1. Chelsea, 2. Valência, 3. Schalke 04, 4. Rosenborg

GRUPO C:
Palpite: 1. Real Madrid, 2. Lázio, 3. Werder Bremen, 4. Olympiakos

GRUPO E:
Palpite: 1. Barcelona, 2. Estugarda, 3. Lyon, 4. Glasgow Rangers

GRUPO G:
Palpite: 1. Inter, 2. CSKA Moscovo, 3. PSV Eindhoven, 4. Fenerbahçe

GRUPO H:
Palpite: 1. Sevilha, 2. Arsenal, 3. Slávia Praga, 4. Steaua Bucareste


Vai uma aposta?

9 comentários:

PB disse...

O Porto vai passar aos oitavos de final em segundo no grupo. O Benfica vai lutar pelo segundo lugar do grupo e penso que tem fortes possibilidades de o conseguir. O Sporting creio que apenas lutará pela manutenção na Europa via-UEFA.
Um abraço Bruno (obrigado pelo Pepe)

Paulo Pereira disse...

Nenhum dos grupos é fácil, mas o do Sporting, claramente, e pelo facto de estar no pote 3, redundou no mais difícil. Apesar disso, como o futebol já nos ensinou tantas vezes, não existem papões, e acredito k as equipas portuguesas irão fazer óptima figura (parabéns ao Leiria, por se ter juntado com mérito ao grupo). Em relação ao Porto, indubitavelmente tem tudo para seguir em frente. O calendário também me parece excelente. Recebendo o Liverpool - fortíssimo com os reforços - para depois se deslocar à Marselha e Turquia, podendo desde logo sentenciar o apuramento, como fez na época transacta contra o Hamburgo e o CSKA. Mas, apesar de maior dose de favoritismo aos Dragões, não é caso para uma excessiva dose de confiança. Cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ninguém.

No grupo do Benfica, o Celtic, apesar de nome sonante, é uma equipa com péssimos resultados na Champions, e este ano não será excepção. Logicamente k o Milão será o grande candidato ao 1º ligar, com o Benfica a discutir o apuramente tb com o Shaktar, com um plantel de qualidade, possuindo capacidade para ombrear com águias e escoceses, apesar da dificuldade em eliminarem o Salzburgo.

Os leões terão pela frente a Roma, quanto a mim o grande rival interno do Milão, e o Manchester, num regresso curioso de Ronaldo e Nani a casa. Em suma, jogos muito interessantes, k nos manterao clados ao sofá...

Abraço,

Filipe Soares disse...

Acho os grupos +/- equilibrados para os três grandes, com um pouquito mais de dificuldade para o Sporting, mas só isso. A Roma não é nenhum papão. Vejo já muito choradinho dos sportinguistas. Se não conseguem dar luta à Roma pelo 2º lugar, então mais valia terem ido logo para a UEFA. Porto e Benfica foi praticamente igual. Milan e Liverpool, os 2 últimos finalistas, semelhantes. Celtic e Marselha, muito acessíveis, embora em casa os ambientes sejam um obstáculo a ter em conta. Besiktas e Donetsk a mesma coisa.

O Porto é para lutar pelo 1º posto, há que fazer 9 pontos em casa (7 na pior das hipóteses) e mais 3/4 fora e já deve dar para passar. Fora de casa são 3 ambientes terríveis mas a palavra medo não existe no nosso dicionário e o Jesualdo que não invente como no ano passado no Arsenal.

PS: Estar ali no lugar do Sevilha é que era fixe! LOL

Vamos Porto!

quintarantino disse...

Como diz o Paulo Pereira, cautelas e caldos de galinha. Contudo, penso que Porto e Benfica podem ter tarefas mais fáceis que o Sporting. Mas entre o que nós pensámos e aquilo que eles fazem lá dentro...

Anónimo disse...

O Porto foi o que teve mais sorte no sorteio, como já tinha acontecido em anos passados. Será vergonhoso se não passar à fase seguinte. O Benfica tem tudo para passar, mas os adversários são difíceis. O Milan é o campeão, o Celtic é muito forte em casa e o Donetsk era o pior que nos podia ter calhado do pote 4. O Sporting acho que vai ficar em terceiro, não vai ter andamento para Manchester e Roma.

Gerson Sicca disse...

O Sporting vai ter q remar pra passar...

Filipe Queirós disse...

Os meus palpites são:

Grupo A: passam Liverpool e FC Porto;
Grupo B: Chelsea e Valência;
Grupo C: Real Madrid e Werder Bremen:
Grupo D: Milan e Benfica
Grupo E: Barcelona e Estugarda;
Grupo F: Manchester e Roma;
Grupo G: Inter e PSV;
Grupo H: Sevilha (se confirmar a qualificação) Arsenal

As explicações estão no meu blog! Gostaria que comentassem a análise que fiz de todos os dos grupos!

Na Bancada Central

Anónimo disse...

Aqui ficam os meus também, com algumas alterações....

Grupo A
1. Liverpool, 2. FC Porto, 3. Marselha, 4. Besiktas

Grupo D
1. AC Milan, 2.Celtic
3. SL Benfica, 4. Shakhtar

Grupo F
1. Manchester United, 2. AS Roma, 3. Sporting 4. Dínamo Kiev

GRUPO B:
1. Chelsea, 2. Valencia, 3. Schalke 04, 4. Rosenborg

GRUPO C:
1. Real Madrid, 2. Werder Bremen, 3. Lázio, 4. Olympiacos

GRUPO E:
1. Barcelona, 2. Lyon, 3. Estugarda 4. Glasgow Rangers

GRUPO G:
Palpite: 1. CSKA 2. PSV, 3. Inter 4. Fenerbahçe

GRUPO H:
1. Arsenal 2. Sevilha, 3. steaua 4. Slavia

freamunde allez disse...

Apesar de não ser portista nem tão pouco verde ou vermelho, espero que o Porto faça uma boa campanha europeia, assim como os outros clubes, excluindo o Paçs Ferreira,claro!!!

Um abraço!!
Saudações freamundenses!