terça-feira, 1 de maio de 2007

AGUARDANDO PELA CHAMPIONS


Enquanto aguardo por esse inolvidável Liverpool-Chelsea, que garantirá um lugar na final da Champions, passo em revista o que de mais importante se passou no fim de semana por essa Europa. Dois factos marcantes: o título holandês ganho 'in-extremis' pelo PSV Eindhoven e o adeus quase definitivo do Chelsea ao título inglês.

Começando pelo campeonato que está na ordem do dia, a equipa de José Mourinho não conseguiu aguentar a corrida taco-a-taco com o Manchester United. Empatou em casa 2 - 2 com o Bolton e viu o United vencer no reduto do Everton por 4 - 2 (o português Manuel Fernandes marcou para os visitados um grande golo), vendo alargada a sua desvantagem para cinco pontos. As equipas actuaram em poupança de esforços tendo em vista os compromissos da Champions, de tal modo que Lampard e Cristiano Ronaldo começaram no banco de suplentes. Deu-se mal o Chelsea que, além do péssimo resultado, perdeu ainda o esteio Ricardo Carvalho para os próximos desafios devido a lesão. Como o próprio Mourinho fez questão de referir, o título está praticamente entregue aos homens de Old Trafford, bem entregue, diga-se. Foi a melhor equipa da Premier League, possui o melhor jogador, manteve-se na liderança quase desde o início, tem o melhor ataque (20 golos a mais que Chelsea e Arsenal!), a terceira defesa menos batida, enfim, é a formação que mais tem feito para se sagrar campeã. De resto, demonstra também um vincado espírito ganhador; em Goodison Park esteve a perder por 2 - 0 e acabou por triunfar por 4 - 2, revelando uma capacidade de recuperação já bem visível em ocasiões anteriores. Depois do bi-campeonato de Mourinho, chegou agora a vez de Cristiano Ronaldo ganhar o título inglês, ele que disse há uns tempos que preferia vencer a competição doméstica em deterimento da Liga dos Campeões.

No país das tulipas, a derradeira jornada foi verdadeiramente épica: AZ Alkmaar partiu como claro favorito, ao intervalo o Ajax era virtual campeão e no final foi o PSV a fazer a festa! Partindo os três em igualdade pontual, todos os jogos foram logicamente à mesma hora e as emoções fervilharam, a ponto de a diferença entre os dois primeiros (Ajax e PSV) ter sido de apenas um golo! Sensacional! Jogos do título: Excelsior-AZ Alkmaar 3 - 2, Willem II-Ajax 0 - 2 e PSV Eindhoven-Vitesse 5 - 1. Não sei o que se falou por lá, mas tenho a certeza que se algo semelhante sucedesse em Portugal, dir-se-ia que o 'Vitesse português' tinha facilitado a vida ao campeão. Pedia-se logo investigação! O central português Manuel da Costa e o antigo técnico do Benfica Ronald Koeman enriqueceram assim o seu palmarés pessoal. Parabéns a ambos.

Faltam duas horas para o jogo de Anfield... Shevchenko, Ballack e Ricardo Carvalho são baixas de vulto, mas os 'blues' têm aprendido a conviver com este tipo de infortúnios durante esta temporada, pelo que não será por aí que deixarão de passar à final mais desejada. O ambiente está quente entre Mourinho e Benítez, assim como entre Mourinho e Ronaldo (o 'Special One' está em todas), algo que todos os portugueses certamente dispensavam. O prodígio madeirense só amanhã entra em campo, em San Siro, diante do Milan. Estou com uma 'fezada' que vai ajudar a eliminar Kaká e companhia. Não pode ver amarelo senão falha a final, o que seria desde logo uma hecatombe para o futebol-espectáculo. Oxalá tudo corra pelo melhor. Força Chelsea! Força Manchester!

Sem comentários: