sábado, 19 de maio de 2007

MOURINHO, MEIRA, TÍTULO


1. José Mourinho continua a coleccionar títulos, tendo hoje engordado o seu já recheado palmarés com a mítica Taça de Inglaterra, na sequência da vitória (1 - 0) do seu Chelsea sobre o grande rival Manchester United, materializada já no prolongamento. No novíssimo Estádio de Wembley, em Londres, valeu o golo de Drogba aos 115 minutos, ou seja, a cinco minutos do final e numa altura em que o espectro das grandes penalidades já pairava sobre as equipas. O jogo foi cinzento e as oportunidades de qualquer dos conjuntos se adiantar no marcador rarearam. Nos 'red devils', Cristiano Ronaldo esteve apagado, voltando a denotar um certo desgaste provocado pela duríssima época que agora termina. A figura da equipa derrotada foi o avançado Rooney, protagonista de algumas arrancadas plenas de força e velocidade, principais causadoras dos calafrios vividos pelos londrinos. Do lado oposto, o outro português em campo Paulo Ferreira esteve em bom plano, mas o mais destacado foi mesmo Drogba. O golo, obtido no seguimento de uma tabela magistral com Lampard, foi apenas a cereja no topo do bolo, uma vez que o costa-marfinense foi sempre uma seta apontada à baliza de Van der Sar.

Foi bom ver José Mourinho levantar mais um troféu, sensação essa potenciada pelo facto de ser defronte do campeão em título e, em particular, contra Alex Ferguson. Este foi o sexto título do técnico português desde que chegou a Inglaterra, depois de já ter conquistado dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Embora não tenha conseguido o tri-campeonato e a Liga dos Campeões, sempre foram dois títulos em 2006-07 e a verdade é que, apesar dos seus detractores, o setubalense continua a facturar e a mostrar a sua veia ganhadora. Roman Abramovich deve-lhe uma vénia!

Ronaldo e Queiroz foram campeões, tendo o madeirense conquistado tudo o que havia para conquistar a nível individual. Mourinho, Carvalho, Ferreira, Rui Faria e Silvino triunfaram na Taça de Inglaterra e na Taça da Liga. Uma divisão de títulos entre os portugueses que a mim, pessoalmente, me agrada.


2. Outro português em evidência no dia de hoje foi Fernando Meira. E que evidência! Sagrou-se campeão da Alemanha, ao serviço do Estugarda (é o capitão de equipa e marcou três golos na prova), sendo o primeiro lusitano da história a vencer a Bundesliga. A caminho dos 29 anos, o central natural de Guimarães arrebata assim o primeiro título da sua carreira e logo um tão prestigiado e cobiçado. A festa aconteceu após a realização da 34ª e última jornada da competição, em que o Estugarda recebeu e bateu o Energie Cottbus por 2 - 1. Partindo com dois pontos de avanço sobre o Schalke 04, era imperioso que a turma capitaneada por Meira vencesse, para não estar dependente do resultado alheio. Depois do susto de estarem a perder e verem-se virtualmente na segunda posição, os comandados de Amin Veh deram a volta ao resultado e celebraram o seu 5º título germânico, 15 anos depois do último. Parabéns Fernando Meira!

O Schalke 04 ficou no segundo lugar da classificação, seguido do Werder Bremen, de Hugo Almeida. Na quarta posição ficou a grande decepção da temporada Bayern Munique, que com tal desfecho ficará fora da Champions da próxima época, algo que constitui uma tremenda surpresa.


3. Está agendada para amanhã a decisão do título português, a entregar a FC Porto, Sporting ou Benfica e a ansiedade já está instalada em todos os adeptos de futebol. O panorama já todos conhecem: portistas em total vantagem e a precisarem apenas de ganhar sem depender de terceiros, sportinguistas à espreita de uma escorregadela azul e branca e encarnados a sonharem com o impossível de os dois rivais tropeçarem ao mesmo tempo. Como é óbvio, aposto no FC Porto para chegar ao principal título nacional, o que a acontecer será bem merecido, dado que foram a melhor equipa do campeonato. O facto de ter baixado de rendimento e ter permitido a aproximação dos concorrentes directos não apaga a superioridade demonstrada.

Muito se tem argumentado ao longo da última semana. Que o Sporting merece este título, que os jogadores azuis e brancos não têm sido bons profissionais, que o Paulo Bento foi o melhor treinador da liga, que o Jesualdo não é treinador para o FC Porto e deve sair no fim da época, que as nomeações dos árbitros para o Dragão e Alvalade foram mais uma jogada na tentativa de facilitar a vida aos portistas, que o Aves é capaz de fazer uma gracinha, enfim... ditos para todos os gostos. Por mim, desejo que não haja casos de arbitragem, confio plenamente na vitória e título do FC Porto e defendo a continuidade de Jesualdo Ferreira na próxima época (no dia em que sair, gostava de ver Carlos Queiroz no banco dos 'dragões', embora haja outras excelentes opções, estrangeiras, por sinal).

Para derrotar amanhã o Aves, o meu onze: Helton (Vitor Baía); Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile; Raúl Meireles, Lucho González, Anderson; Quaresma, Adriano, Lisandro. Espero uma exibição de raiva de todos os jogadores, sem medos, sem complexos, com ambição e vontade de vencer. Maior motivação de poder ser campeão numa altura como esta não existe. Ia dizer que se eles porventura não conseguirem, não merecem a camisola que envergam e o dinheiro que recebem, mas acho que isso não vai acontecer. Muita azia vai haver neste país!

1 comentário:

Paulo Pereira disse...

Começando pelo fim. O título acenta bem ao Porto. Apesar de tudo. Em casa, com o apoio massivo dos adeptos, o Porto não pode falhar. Quanto ao resto, acredito k a nossa vitória faça sorrir de alegria a Associação Nacional de Farmácias: vai fazer disparar a venda de comprimidos para a azia. A última semana só tornou mais evidente alguma da hostiidade, até agora disfarçada, de parte da comunicação social. Jesualdo nunca teve aquilo k se convencionou chamar de boa imprensa, ao contrário de Paulo Bento. Algo inexplicável, atendendo a k o treinador sportinguista depende de terceiros para conquistar o título.
Lá por fora, o novo título do Chelsea encheu-me de felicidade. Continuo irredutível nos meus ódios e nas minhas afeições. Adoro Mourinho e isso basta.”Blue is the colour”, como dizem os londrinos adeptos do Chelsea. 6 troféu em 3 anos. É obra, num campeonato tão competitivo como o inglês.
O Estugarda, novel campeão alemão, fez uma ponta final extraordinária, ultrpssando o ultra-favorito Werder Bremen e o líder de há muito, o Schalke. Estes, infelizmente para os seus adeptos, tiveram k adiar, mais uma vez, a festa. Já lá vão mais de 45 anos. Meira tornou a ser um elemento imprescindível, assumindo a batuta do Estugarda. Foi um bom sábado para os portugueses além-fronteiras. Agora, vou para “estágio”, controlar a ansiedade:)