terça-feira, 3 de abril de 2007

CHAMPIONS - ANTEVISÃO DOS 'QUARTOS'


O espectáculo da Liga dos Campeões está de volta, com os encontros dos quartos-de-final, infelizmente já sem qualquer equipa portuguesa. PSV Eindhoven-Liverpool e Milan-Bayern Munique são os dois jogos de hoje. Amanhã teremos Roma-Manchester United e Chelsea-Valência. Estou claramente com maior expectativa para os confrontos de amanhã. As duas maiores figuras actuais do futebol português entrarão em acção e estão dados como favoritos para aceder às meias-finais, mas antevejo uma árdua tarefa para ambos.

Cristiano Ronaldo, estrela principal do Manchester United, é o alvo de todas as atenções dos italianos. Procurando intranquilizá-lo, várias foram já as referências ao seu estilo demasiado circense (dribles e mais dribles) ou ao seu carácter um tanto enganador (mergulhos para a piscina). Ouvi também dizer-se que Totti é melhor que o prodígio madeirense. Discordo em absoluto mas são opiniões. Os italianos esqueceram-se que Ronaldo se motiva e galvaniza com este tipo de comentários, quanto mais o criticam melhor ele joga. Por isso, estou curioso para ver o que sucederá no Olímpico de Roma. Acredito que o quase campeão inglês, no conjunto da eliminatória, mostrará a sua superioridade e marcará presença nas meias-finais.

Por seu turno, José Mourinho terá pela frente o Valência, de Miguel e Hugo Viana. Será uma das eliminatórias mais interessantes e acredito que, embora com ligeiro favoritismo do Chelsea, o equilíbrio será a nota dominante. Palpita-me que o Valência vai criar sérios problemas a Mourinho, Carvalho, Ferreira e companhia. Amanhã em Londres, talvez os da casa se possam impôr, mas em Espanha as coisas não vão ser fáceis para os londrinos; em casa os valencianos costumam ser muito, muito fortes. No entanto, considero o Chelsea desde o início como um dos principais candidatos à vitória final, daí que aposto na sua passagem para as meias-finais.

Hoje, os desafios serão talvez menos atractivos, embora um Milan-Bayern seja sempre um duelo mediático e de desfecho imprevisível. Estrelas de um lado e de outro não vão faltar, sendo que a maior de todas elas, o brasileiro Kaká, possa ser um importante factor de desequilíbrio para o lado milanês. Aposto no Milan para figurar nas quatro melhores equipas, embora, em condições normais, a margem de golos será sempre mínima no final dos dois jogos.

O PSV Eindhoven-Liverpool foi à partida o jogo que menos expectativa gerou. O Liverpool é favorito para passar, mas a turma comandada por Ronald Koeman e onde pontifica o central português Manuel da Costa deu o aviso ao eliminar o Arsenal. Aliás, Koeman tem-se revelado um técnico especialista em 'correr' com ingleses para fora da Champions, pois na época passada ao serviço do Benfica, eliminou igualmente o Manchester United e o... Liverpool.

A Liga dos Campeões é um mundo à parte e a emoção está ao rubro. Desde o início, apontei como favoritos Chelsea, Barcelona e Lyon. Só o Chelsea sobreviveu. Vendo o andamento desta temporada, permito-me juntar o Manchester United à formação de Stamford Bridge. Ou seja, na minha opinião, uma das duas melhores equipas inglesas da actualidade vai ser coroada como a melhor da Europa. Vamos ter portugueses a sorrir...

Sem comentários: