terça-feira, 24 de abril de 2007

TUDO NA MESMA NO TOPO


A 26ª jornada da 1ª Liga não trouxe quaisquer modificações na frente da tabela classificativa, com FC Porto, Sporting e Benfica a manterem as distâncias entre si. O Benfica foi à Madeira bater o Marítimo por 3 - 0, num jogo com arbitragem polémica, em claro prejuízo dos maritimistas. Uma grande penalidade a seu favor não assinalada (com o resultado em 0 - 0) e uma outra a favor do Benfica sancionada mas que não existiu, foram os erros grosseiros do juíz Paulo Baptista, que influenciaram directamente o resultado. Indiferente a isso esteve o italiano Fabrizio Miccoli, autor de dois golos e grande figura do encontro. O referido penalty foi convertido com êxito por Katsouranis. No Dragão, o Belenenses não resistiu ao maior poderio do FC Porto, perdendo de forma natural por 3 - 1, num belo espectáculo de futebol. Adriano, Lucho González, de penalty, Nivaldo e Bruno Alves foram os marcadores de serviço. Em Alvalade, o Sporting confirmou o sensacional momento de forma que atravessa e 'despachou' a Naval com quatro golos sem resposta. Alecsandro, com um hat-trick, foi o jogador em foco, num desafio em que João Moutinho manteve a recente veia goleadora, marcando na transformação de uma grande penalidade. Nani e Miguel Veloso também brilharam a grande altura, sendo que este reclama já maior atenção de Luiz Felipe Scolari.

Na luta pela Europa, P.Ferreira e U.Leiria foram os que mais lucraram, embora os leirienses continuem ainda a quatro pontos do sexto lugar - recorde-se que, com a confirmação da final da Taça entre Sporting e Belenenses, é certo que a sexta posição dará acesso à Taça UEFA. Os pupilos de José Mota foram à Vila das Aves conquistar uma preciosa vitória (1 - 0), com um golo mesmo à beira do fim da autoria de Ricardinho. Desta forma, os avenses não conseguiram dar seguimento ao triunfo da pretérita jornada e mantiveram o último posto da classificação. Já os leirienses receberam e bateram o Nacional com um tento solitário de Slusarski, após fenomenal trabalho individual, ensombrando a estreia de Jokanovic como técnico principal sénior. O Braga de Jorge Costa continua sem convencer e empatou a zero, em casa, diante do Setúbal. Ainda assim, manteve a quinta posição e caminha seguramente para nova presença na UEFA. Para os sadinos este pode ser um ponto importante na fuga à despromoção, tendo servido para se adiantar a Aves e Beira Mar. Tudo porque os aveirenses também comprometeram no seu próprio reduto, ao perderem (1 - 0) com a Académica, golo de Gyano. No confronto em que talvez menos houvesse em jogo, precisamente o que abriu esta 26ª jornada, o Boavista foi perder à Amadora por 2 - 1. Moses e Luis Loureiro marcaram para o Estrela, tendo Hélder Rosário apontado o tento axadrezado, na sequência de um espectacular pontapé, à meia volta, de fora da área.

A próxima jornada pode trazer algumas definições importantes, embora as decisões tenham que aguardar mais umas semanas. Se o FC Porto vencer no Bessa tem o caminho facilitado para a consagração, tanto mais que no derby Benfica-Sporting alguém vai ter de perder pontos, quem sabe até os dois. O U.Leiria vai à Mata Real medir forças com o Paços, num desafio que se prevê empolgante, face à luta pelo sexto lugar. Uma vitória leiriense deixaria apenas um ponto de diferença entre ambas as equipas, ao passo que um triunfo pacense seria quase o adeus dos homens de Paulo Duarte às competições europeias. Grande emoção esperada também no Académica-Braga, com as duas formações a lutar cada qual pelo seu objectivo. Para o Setúbal será crucial bater o Marítimo, pois se a normalidade se mantiver nos embates Belenenses-Beira Mar e Naval-Aves, poderá dar um excelente passo rumo à permanência. O Nacional-E.Amadora não terá a mesma carga emocional das restantes partidas, mas poderá ser também bastante interessante verificar de que forma Jokanovic responderá ao resultado desfavorável da sua estreia, nesta era pós-Carlos Brito. Mas não há volta a dar, os derbies lisboeta e portuense são, de facto, os pratos fortes da ronda. Que haja espectáculo!

Sem comentários: