terça-feira, 24 de abril de 2007

CRISTIANO RONALDO, OBVIAMENTE!


Cristiano Ronaldo soma e segue. Como se esperava, venceu os prémios de Melhor Jogador e Melhor Jovem Jogador da Premier League 2006-07. De facto, face à maravilhosa época que tem protagonizado no melhor campeonato do mundo, não era de esperar outra coisa da gala realizada em Londres, mas com a confirmação da notícia confesso que senti alegria e alívio. Alegria por Portugal, pelo futebol português e pelo próprio jogador. Alívio porque nestas votações o nosso país é quase sempre considerado muito pequeno, falando, várias vezes, mais alto questões mais políticas e menos futebolísticas. Ganhou e logo em dose dupla, não restando dúvidas que, pelo menos até agora - e ainda há muito por se jogar -, o madeirense é mesmo o principal candidato a arrebatar o principal troféu individual de Melhor Jogador do Mundo FIFA 2007.

No prémio de melhor futebolista da liga inglesa superiorizou-se a nomes de peso: Didier Drogba (2º), do Chelsea, e Paul Scholes (3º), seu companheiro de equipa no Manchester United. No de melhor jovem, bateu Cesc Fabregas (2º), do Arsenal, e Aaron Lennon (3º), do Tottenham, bem como outros intérpretes como Wayne Rooney (Manchester United), Kevin Doyle (Reading) e Micah Richards (Manchester City). A continuar assim, a evoluir e a trabalhar cada vez mais, Ronaldo terá brevemente o mundo a seus pés e poderá tornar-se, num futuro mais distante, num dos melhores jogadores de todos os tempos e superar Eusébio como o melhor português. Exagero? Sinceramente, não acho... Assim ele consiga aliar as prestações e prémios individuais aos sucessos e títulos colectivos.

Foi escolhido também o melhor onze da competição. Incompreensivelmente, oito (!) jogadores são do Manchester United, sobrando apenas três de outras equipas, algo que me parece completamente desajustado da realidade. Numa formação disposta em 4-4-2, os contemplados foram os seguintes: Van der Sar; Gary Neville, Rio Ferdinand, Vidic, Evra; Cristiano Ronaldo, Scholes, Gerrard (Liverpool), Giggs; Drogba (Chelsea), Berbatov (Tottenham). As presenças de Vidic ou Evra, por exemplo, parecem-me ridículas. Ricardo Carvalho tem realizado uma espectacular temporada, até segundo Mourinho a melhor sobre o seu comando; merecia, por isso, que se tivessem lembrado dele. Evra nem sequer é um titular absoluto e um jogador como Riise, do Liverpool, talvez ficasse melhor como lateral esquerdo mais valioso. Giggs também não me parece uma escolha acertada, o 3º melhor jovem Lennon seria mais coerente. Depois, julgo ser um crime este onze não incorporar uma máquina como Essien, do Chelsea, nem que para isso fosse necessário excluir Gerrard. No restante, concordo com Van der Sar, Neville, Ferdinand, Scholes , Drogba, Berbatov e, evidentemente, Ronaldo.

Já agora, seria possivelmente uma belíssima ideia que o futebol português organizasse galas como esta, com pompa e circunstância, em que se atribuíssem, época a época, prémios e escolhas semelhantes referentes à nossa liga. A promoção do futebol também passa por estas realizações e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional não é só para passar multas ou aplicar castigos, tem que 'puxar' pelo fenómeno que tutela.

Sem comentários: