terça-feira, 10 de abril de 2007

TÍTULO ENCAMINHADO


24ª jornada concluída, FC Porto líder 56 pontos, Benfica 53, Sporting 52, seis jornadas para o fim. Assim ficou o campeonato após o empate do Benfica em Aveiro, com polémica à mistura, para não se fugir à regra. Os encarnados deixam assim fugir o FC Porto, num jogo em que já actuaram pressionados pela vitória portista sobre o Setúbal. Não podiam falhar numa altura em que todos os jogos assumem um carácter decisivo, mas falharam. E o rombo só não foi maior porque Lucílio Baptista assinalou um penalty inexistente mesmo ao cair do pano, que Simão aproveitou para empatar e se colocar no topo da lista dos melhores marcadores.

Num jogo maioritariamente dominado pelo Benfica mas com pouca inspiração, o Beira Mar fez da boa organização defensiva e de alguns ataques rápidos as suas principais armas. Ratinho, Mantorras, Delibasic e Simão fizeram, por esta ordem, o resultado final. De realçar a enchente registada no Municipal de Aveiro e o ambiente eferverscente que se viveu. Se tal acontecesse na maioria dos encontros da nossa Liga, o futebol português era seguramente bem melhor; ou dito de outra forma, se o futebol português tivesse mais qualidade a vários níveis, talvez estes cenários bonitos se repetissem mais vezes.

E se o Benfica fechou a jornada a deslizar, o FC Porto havia-a aberto a ganhar. Também diante de uma bela assistência no Dragão, goleou o frágil Setúbal por 5 - 1, num jogo marcado por diversos pontos de interesse. Um bis de Adriano, o reencontro de Postiga com o golo, o regresso de Anderson a casa e logo com um golo sensacional, a lesão de Pepe que o inutilizará por cerca de um mês, enfim, várias peripécias num jogo de sentido único, em que o resultado dispensa quaisquer comentários acerca de domínio, controlo ou justiça.

Em Braga, o Sporting mostrou que está ainda bem vivo e venceu com merecimento por 1 - 0, com um golo de Nani, tão em foco na última semana em virtude dos assobios - incompreensíveis para uns, nem tanto para outros - de que fora alvo, em Alvalade, por parte dos próprios adeptos leoninos.

Com três pontos de avanço para o Benfica (que na prática são quatro devido à vantagem no confronto directo), o FC Porto está agora mais perto de revalidar o título conquistado na época passada. Aquela euforia benfiquista que se viu nas duas semanas que antecederam o Benfica-FC Porto, em que o clube da Luz foi dado como campeão quase certo, esfumou-se num ápice. Dois jogos bastaram para praticamente matar os sonhos das 'águias' e mesmo com o FC Porto a vacilar mais do que o habitual e a revelar alguma insegurança, o Benfica nunca conseguiu agarrar o primeiro lugar. Aquela ideia de que nas alturas decisivas costuma vir ao de cima o maior traquejo portista parece estar para durar.

Nas seis jornadas que restam, cinco vitórias são suficientes para o FC Porto se sagrar campeão, partindo, claro, do pressuposto que o Benfica ganha todos os desafios que tem para disputar. Ou seja, é necessário que os 'dragões' escorreguem duas vezes para que os encarnados possam manter a luz da esperança acesa. O que não é fácil! Ainda assim, tanto o Benfica como o Sporting possuem uma pequena benesse relativamente ao líder: têm quatro jogos para disputar em casa e apenas dois fora de portas, contra os três (casa)/três (fora) do FC Porto. Embora o título esteja, nesta altura, mais encaminhado para o Norte, a verdade é que a 1ª Liga vai continuar ao rubro e a emoção vai decerto perdurar por mais algumas semanas. É que de entre vários jogos bem interessantes e previsivelmente complicados para os grandes, ainda haverá dois escaldantes derbies: o Benfica-Sporting e o Boavista-FC Porto, curiosamente na mesma jornada.

1 comentário:

claudiadesena disse...

É o mal de festejar as coisas antes de elas acontecerem. Sou Sportinguista, mas confesso q vi demasiada euforia da parte dos benfiquistas em relação ao titulo e à esperança de o Porto perder alguns jogos ainda. Eu cm sportinguista q sou já n acredito no titulo, nem acreditava dd q começaram os empateces sucessivos. Penso mm q o Porto foi a equipa q mais fez p chegar ao titulo, pois foi a equipa mais regular nos resultados que teve. Isto claro, é apenas uma opinião.