segunda-feira, 30 de abril de 2007

BENFICA-SPORTING FAVORÁVEL AO... FC PORTO!


Terminei o meu último post dizendo que "se desse empate, não seria mau de todo", para o FC Porto, obviamente. E não é que Benfica e Sporting me fizeram a vontade! Não tive oportunidade de ver o derby, logo não tenho opinião sobre o jogo propriamente dito. Acabou empatado 1 - 1, com Liedson a abrir o activo e Miccoli a restabelecer a igualdade. Ao que parece foi um desafio repartido, com alternâncias no domínio do jogo, bem jogado de parte a parte, com um ritmo vivo e um ambiente de clássico. O empate adequou-se à produção das equipas, houve portanto justiça no Estádio da Luz. Nenhuma das formações foi capaz de aproveitar em pleno o deslize do FC Porto na véspera, o que possibilitou aos portistas perderem apenas um ponto para ambos.

Depois de uma exibição sofrível com derrota associada, o FC Porto foi mesmo o grande vencedor do derby lisboeta, que serviu também para provar que em alturas decisivas ainda falta algo aos conjuntos de Lisboa. Sem estarem a realizar um campeonato por aí além, os 'dragões' são agora mais candidatos que antes desta jornada; viram a diferença de pontos diminuir, mas os testes mais difíceis já passaram, além de faltar menos um jogo para o termo desta liga. A ilusão dos seus adversários durou apenas 24 horas e quem não aproveita benesses destas, assim como algumas outras dadas pelos azuis e brancos nos últimos meses, não merece ser campeão.

Três pontos separam o Sporting do primeiro lugar, sendo que em igualdade pontual a vantagem está do seu lado. Ganhando os três jogos restantes, precisa 'apenas' de uma derrota dos comandados de Jesualdo Ferreira. A deslocação portista a Paços de Ferreira pode ser de alto risco, ao passo que a saída do Sporting ao terreno da Académica é, à partida, mais acessível. Todavia, não julgo plausível um cenário de volte-face. O FC Porto tem o título próximo, mas talvez tudo se decida apenas na derradeira jornada, que inclui os jogos FC Porto-Aves, Sporting-Belenenses e Benfica-Académica. Está bonita a luta pelo título. E pelo segundo lugar também!

2 comentários:

Anónimo disse...

Creio que matematicamente tudo irá ficar decidido na última jornada, contudo, na prática, penso que com o resultado do derby lisboete, a classificação no tocante aos três primeiros ficou definida.

Anónimo disse...

Creio que matematicamente tudo irá ficar decidido na última jornada, contudo, na prática, penso que com o resultado do derby lisboeta, a classificação no tocante aos três primeiros ficou definida.